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Volkswagen defende uso do etanol em carros elétricos no Brasil

Volkswagen planeja lançar carro elétrico movido a etanol e afirma que a chave do futuro, principalmente do país, está no etanol.

Um carro elétrico, sem baterias, e abastecido com etanol, seria o melhor dos mundos para o Brasil! É o que defende Pablo Di Si, atual CEO da Volkswagen na América Latina e no Brasil. O uso do etanol pode viabilizar a difusão do carro elétrico no país. O etanol pode salvar nossa indústria automotiva, mesmo quando vier (de vez!) o carro elétrico. Vamos aos fatos!

Etanol: de vilão a mocinho

Nós, brasileiros, temos uma mania muito feia, de achar que tudo o que é nosso é pior do que o equivalente estrangeiro. E a maior vítima desse sentimento de inferioridade é o etanol. Muita gente é contra o uso desse combustível vegetal nos veículos, geralmente apontando problemas que são mais culpa do país do que da tecnologia em si.

O etanol abastece nossos carros desde 1979, e deixando as críticas de lado, existem qualidades que são inegáveis a ele, tais como:  reduz em até 82% as emissões de CO2, é renovável e poderia ser produzido por qualquer nação. Além da cana-de-açúcar, o etanol é extraído de beterraba, milho, outros grãos e até das sobras de empresas de bebidas. Nada mal para um combustível que pode ser utilizado em 85,2% dos carros novos (essa foi a produção de veículos flex em 2020).

Volkswagen defende etanol como alimento para carros elétricos

Um dos principais símbolos dos carros elétricos é a tomada para conectar na rede elétrica, o chamado plug. Com ele, recarrega-se as baterias que alimentam o motor elétrico. Entretanto, imagine se não fosse necessário plugar o carro e esperar até as baterias encherem. Melhor ainda: e se já tivéssemos uma rede de abastecimento, pronta e  instalada, em vez de criar uma nova?

Não se trata de imaginação, devaneio ou sonho de cientista maluco! Enquanto o mundo explora diferentes formas de fazer a transição para a mobilidade com o uso de energia limpa, no Brasil, especificamente, o futuro pode reservar algo promissor tratando-se do etanol.

Nos últimos meses o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, reuniu-se com produtores de etanol e visitou usinas. Das conversas com o setor surgiram novos planos para o etanol. Em revelação feita em live (entrevista) realizada pelo jornal Valor Econômico, o executivo falou sobre o potencial do combustível derivado da cana-de-açúcar, que pode ir muito além do seu uso nos motores a combustão, como funciona hoje na maior parte da frota brasileira.

Logo, eis que surge um novo e importante benefício do etanol que poderemos ver em breve: “alimentar os veículos elétricos com o uso do etanol em forma de célula de combustível para facilitar a vinda do carro elétrico para o Brasil. Bem como reinserir o país no mapa industrial desses modelos”, segundo Di Si.

“Não é importante só ter o carro elétrico, mas como abastecê-lo. Por que não usar o etanol? A tecnologia ainda não existe, entretanto temos o etanol, e com pesquisas, podemos (desenvolver). Precisamos estudar como transformar o etanol e abastecer o carro elétrico. Mas não só no Brasil, como também nos Estados Unidos, na China”, disse Pablo Di Si na live.

O foco é justamente ‘reinserir’ o Brasil no contexto internacional, uma vez que a indústria global se move em direção à eletrificação. Se o Brasil ficar totalmente fora desse cenário significará um retrocesso que pode levar o país à desindustrialização.

O executivo argentino (curiosamente foi preciso um argentino defender uma bandeira tão brasileira! 😜  ) insistiu que é crucial aumentar o investimento em pesquisas para que o Brasil não seja apenas um mero exportador de matéria-prima, mas sim possa participar de forma mais efetiva na indústria global do carro elétrico.

Nissan desenvolveu no Brasil um modelo que extrai eletricidade do etanol. (Foto divulgação)

Nissan já possui a tecnologia

Ah, os japoneses! Eles saíram na frente. Apostaram na ideia, acreditaram, colocaram a mão na massa, e a Nissan está aí para provar essa tecnologia. A montadora japonesa já trabalha em um projeto de carro elétrico com célula de combustível. A diferença é que usa etanol em vez do tradicional hidrogênio líquido, como fazem Toyota, Honda e Hyundai.

O benefício desse tipo de veículo é que dispensa o grande conjunto de baterias. A eletricidade é gerada no próprio automóvel: uma reação química transforma o hidrogênio estocado no tanque em energia elétrica. A desvantagem, no entanto, é a enorme dificuldade de ter uma rede de abastecimento de hidrogênio líquido.

Enquanto a Volkswagen está “desenvolvendo” essa ideia, a Nissan está prestes a dar o seu primeiro passo rumo ao projeto e-Bio Fuel Cell, que pretende criar um carro elétrico movido a célula de combustível feita de etanol. A tecnologia é capaz de converter o álcool em hidrogênio, e transformá-lo em eletricidade por reação química.

Trata-se do e-Power, sistema híbrido que usa um pequeno motor a gasolina para gerar eletricidade e, assim, alimentar o motor elétrico. Esta tecnologia está prevista para o Brasil na versão flexível, com o  esperado novo Kicks nacional, que receberá a opção e-Power entre 2022 e 2023.

A principal diferença é que a e-Power usa um motor a combustão para alimentar o elétrico. E o sistema com a célula de combustível dispensa o motor a combustão. Percebeu porque os japoneses saíram na frente!? O carro do futuro da Nissan vai evoluir do modelo misto (combustão + elétrico) para o puramente elétrico, que emite vapor d’água pelo escape. É nesse ponto que a Volkswagen quer chegar.

É uma solução ideal para implantar o carro elétrico em países com dimensões territoriais como o Brasil. Entenda que o etanol não é o único caminho, mas pode ser o mais fácil para o Brasil, ou seja, a melhor transição da era a combustão para a era eletrificada.

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