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Motores elétricos e híbridos: saiba as diferenças

É cada vez maior a abordagem sobre veículos eletrificados e suas particularidades. Saiba as diferenças entre os motores elétricos e híbridos.

O mercado dos motores eletrificados nunca esteve tão aquecido. Eles rodam entre nós! Cada vez mais populares, os carros com motores elétricos e híbridos, tornaram-se a grande tendência da mobilidade.

Visando um futuro menos poluente, os veículos eletrificados, realmente, são a grande esperança da indústria automobilística. Porém, existem diversos tipos de modelos produzidos atualmente, sendo que cada um é classificado de uma maneira. Para compreender todas as suas particularidades, explicaremos brevemente, o significado e as diferenças de cada um.

Conheça os tipos de motores elétricos e híbridos

Quando falamos em setor automotivo, e seus avanços tecnológicos, o motor do carro é o sistema que apresenta grandes evoluções. Afinal, o foco principal é a busca por veículos mais eficientes e menos nocivos à natureza. Mas, qual é qual? Quais são as principais tecnologias? Veja a seguir:

Lançado em 2020, o Audi e-Tron é o modelo 100% elétrico da marca alemã. Sua bateria pode ser carregada na tomada ou ser regenerada durante as frenagens e desacelerações. (Foto divulgação/Fonte: Audi/Renato Langona)

O motor dos carros elétricos

Os carros 100% elétricos são veículos alimentados exclusivamente por bateria recarregável, e, por isso, precisam de eletricidade para gerar movimento. Contempla os Veículos Elétricos a Bateria (Battery Electric Vehicle – BEV).

Essa é uma das principais vantagens do motor de carro elétrico, uma vez que elimina completamente a emissão de gases tóxicos na atmosfera, já que não realiza a combustão. Ou seja, zero emissão de poluentes. Indicados para uso urbano ou viagens curtas, já que o tempo para recarregar toda a carga da bateria pode passar de três horas, dependendo do tipo de carregador disponível.

O motor dos carros híbridos e híbridos plug-in

Os carros híbridos estão conquistando cada vez mais o mercado. Esses modelos são capazes de unir as qualidades dos motores movidos a combustão e elétricos em um pacote mais acessível.

O sistema desse carro usa dois tipos de energia para o funcionamento do motor: um combustível e uma fonte energética, como a eletricidade. É essa característica que faz com que ele seja a junção dos dois motores anteriores. Trata-se dos Veículos Híbridos Elétricos (Hybrid Electric Vehicle – HEV).

O carro híbrido muda automaticamente a alimentação entre os dois motores para oferecer economia, eficiência e desempenho. A recarga é feita pela frenagem regenerativa e a combustão do motor também gera eletricidade para as baterias.

O sistema do propulsor do Volvo XC90 é plug-in, porque sua bateria pode ser carregada em uma tomada externa. (Foto divulgação/ Fonte: Volvo)

Esse tipo de motor possui três tipos de configurações: paralelo, em série e misto. No caso dos paralelos, tanto o motor de combustão quanto o elétrico movem o carro. Já na configuração em série, apenas o motor elétrico traciona as rodas. Para isso, o motor de combustão funciona como um gerador, alimentando a bateria que armazena a energia usada pelo motor elétrico. O modelo misto, por sua vez, tem uma central eletrônica que decide como mover o carro: com o motor de combustão, elétrico ou uma combinação de ambos.

Na maioria dos carros híbridos o motor a combustão gera energia de recarga para a bateria. Assim, apenas os híbridos de modelo plug-in precisam ser carregados na tomada. Os demais são automaticamente carregados pela combustão.

Isso mesmo! Os carros híbridos plug-in são semelhantes aos híbridos, mas com a possibilidade de recarga da bateria na tomada. São os chamados Veículos Híbridos Elétricos Plug-In (Plug-in Hybrid Electric Vehicle – PHEV). O tempo de recarga depende do tipo de carregador, mas como podem rodar apenas com combustão (caso a bateria esteja descarregada), são indicados para todos os tipos de situações.

Por fim, existem os Veículos Elétricos a Célula de Combustível (Fuel-cell Electric Vehicle – FCEV). Nesse caso, não há bateria de alta capacidade, mas uma célula a combustível alimentada por hidrogênio (ou outro combustível como bioetanol tratado por um reformador), a qual gera energia para os motores elétricos com um único subproduto: ÁGUA. Embora não disponíveis à venda no Brasil, alguns exemplos são o Hyundai Nexo, Honda Clarity e o Toyota Mirai.

Moral da nossa história: estamos nos familiarizando e experimentando os carros híbridos, almejando os carros elétricos e com uma pulga atrás da orelha (e com a curiosidade a mil!) sobre a célula a combustível. Aguardemos. Até a próxima! 👋

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