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Feliz Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é celebrado neste 15 de março. Data importante para se refletir sobre as relações de consumo e os direitos do consumidor.

Hoje celebramos o Dia Internacional do Consumidor. Tradicionalmente, é uma das principais datas comemorativas para o varejo. É uma data em que, ao mesmo tempo, surgem promoções imperdíveis em lojas e discutem-se temas como direitos e proteção ao cliente. Uma data comemorada anualmente em 15 de março em todas as partes do mundo.

Você sabia que esta data não foi escolhida por acaso? Além disso, tem um pano de fundo histórico! Vamos conhecer sua origem? Todo consumidor merece essa homenagem. Continue a leitura conosco!

Em 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, enviou uma mensagem ao Congresso norte-americano para expressar as suas preocupações a respeito dos direitos do consumidor. (Foto divulgação)

O Dia Internacional do Consumidor

Essa data foi escolhida em razão de uma mensagem remetida, pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, ao Congresso Norte-americano, reconhecendo diversos direitos dos consumidores, especialmente quanto à segurança, à informação, bem como à livre escolha dos produtos e serviços.

Foi em 15 de março de 1962. A escrita reforçava que o consumidor deveria ser respeitado pelos comércios e tinha uma série de direitos no momento da compra. O ato de Kennedy a favor do consumidor pressionava os legisladores dos Estados Unidos a fiscalizarem comércios e aprovarem novos decretos no setor. Esse foi o primeiro ato do tipo vindo de um líder e relevância mundial, comentado e copiado mundialmente.

Leia o início do texto,  que pode ser lido na íntegra em inglês na biblioteca virtual do político: “Eu enviei hoje ao Congresso uma Mensagem Especial sobre a Proteção do Interesse do Consumidor. Todos nós somos consumidores. Todos nós merecemos o direito de sermos protegidos contra propagandas e marcas fraudulentas e enganadoras — o direito de sermos protegidos contra remédios e outros produtos inseguros, insignificantes —, o direito de escolher entre uma variedade de produtos a preços competitivos. Porém, a vida moderna é tão complexa que as leis atuais em livros estatutários são inadequadas para garantir esses direitos”…

Dia do Consumidor 2021 com apelo comercial para o digital

Para as empresas, hoje, no Dia do Consumidor, seria o dia “D” para refletirem sobre os comportamentos de seus clientes. 2020 passou, e a dura realidade é que nenhum segmento escapou ileso dos impactos da pandemia. E outra verdade é que, nesses tempos de rápida reestruturação das relações de consumo que vivemos, é o consumidor quem dita como as empresas buscam conhecimento, como se comunicam e como ofertam seus serviços e produtos.

Em um cenário onde o consumidor é cada vez mais digital, em meio à pandemia e ao isolamento social, neste ano há motivos de sobra para as empresas pensarem como remodelar a maneira de mostrar o que ofertam e como buscam manter a proximidade com o cliente.

As mídias digitais, por exemplo, tornaram-se ferramentas essenciais para ajudar toda e qualquer companhia em uma abordagem mais íntima com o consumidor. O consumidor busca por conhecimento. E se o cliente pode ser ouvido nos mais diversos pontos de contato, é sinal que a empresa tem servido o cliente da forma como ele deseja.

Se mostrar presente em todos os canais de contato possíveis com o consumidor é uma forma de mantê-lo mais próximo. E não se trata apenas de vender em canais online: é preciso atender no pré e pós-compra, trazendo a experiência do físico para o digital.

Não à toa, grandes e pequenas companhias, passaram a disponibilizar o atendimento via WhatsApp, onde o cliente entra em contato direto com um vendedor da loja e tira todas as suas dúvidas em relação a determinado produto. Atendimento por chatbot e assistentes virtuais também se tornam cada vez mais importante, para atender o cliente na hora que ele desejar.

Direito do Consumidor no Brasil

A comemoração do Dia do Consumidor celebra também o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. A Lei nº 8.078, sancionada por Fernando Collor de Mello, é de 11 de setembro de 1990, mas foi instituída 180 dias depois.

Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O principal objetivo do PROCON é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.

Por fim, o Dia Internacional do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre dos seus direitos. E nós, da Auto Peças Molina, como empresa e loja, fortalecemos o compromisso de respeitar todas as leis que protegem os nossos clientes. Expressamos nosso profundo respeito por todos vocês e nossa gratidão por estarmos juntos durante todo esse tempo. Se estamos aqui, é porque vocês aceitaram vir com a gente! E um feliz Dia do Consumidor! 🤜 🤛

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