Geral, Honda, Indústria Automobilística, Nissan, Recall, Toyota

Brasil registra primeiro caso fatal envolvendo airbag fabricado pela antiga Takata

Airbag defeituoso da japonesa Takata, envolvido em recall, faz primeira vítima fatal no Brasil.

Não é a primeira, não é a segunda, tão menos a terceira vez que falamos ou ouvimos sobre os casos dos airbags defeituosos da antiga empresa japonesa Takata, no Brasil e no mundo. Por diversas vezes, alertamos ou soubemos por outras mídias, os milhares de recalls anunciados sobre airbags fatais.

Os números relacionados aos airbags Takata são assustadores. O problema afeta mais de 100 milhões de veículos globalmente, produzidos entre o fim dos anos 90 e meados da década de 2010, com cerca de 20 mortes e quase 200 feridos. E desencadeou a maior série de recalls da história da indústria automotiva global.

Repetimos: o recall das bolsas de ar da marca é o maior da história de toda a indústria automotiva! São 13 as fabricantes de automóveis que já convocaram recall envolvendo o equipamento da Takata aqui no Brasil. São elas: Fiat, Honda, Nissan, Toyota, Lexus, Mitsubishi, Audi, BMW, Subaru, Chrysler, Jeep, RAM e Volkswagen.

A Toyota foi a que registrou maior número de campanhas, com 1,7 milhão de veículos em doze campanhas apontadas pelo Senacon – Secretaria Nacional do Consumidor. A Honda tem 1,4 milhão de unidades convocadas. A Nissan registrou mais 330 mil automóveis afetados.

Primeiro caso fatal no Brasil

O Brasil entrou na lista de países que registraram vítima fatal dos airbags defeituosos da marca japonesa Takata, hoje atual Joyson Safety. Lamentavelmente, essa é a primeira vez que uma vítima fatal de acidente de trânsito no Brasil acaba sendo colocada na cota de acidentes cujo principal agente foi o sistema de airbag do motorista fornecido pela empresa Takata, e que já foi o causador de mortes em diversos países.

Na última quarta-feira (12), a Honda foi informada sobre um acidente, envolvendo um New Civic LXS 2008, no Rio de Janeiro (RJ), e que resultou na morte do motorista em função da deflagração anormal do insuflador do airbag. A montadora divulgou comunicado sobre o assunto na sexta-feira (14). A colisão teria ocorrido em 27 de janeiro deste ano. “A perícia determinou que houve ruptura anormal do insuflador do airbag Takata, causando ferimentos que levaram à morte do motorista”, segundo nota. “Esta é a primeira ocorrência fatal provocada por ruptura do insuflador de airbag Takata no Brasil”, diz a fabricante, que não revelou a identidade da vítima, e “expressou suas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos da vítima, e ofereceu atendimento e suporte à família”.

O modelo envolvido foi chamado para recall em 2015, e indicava a necessidade de troca do insuflador do airbag do lado do motorista. Infelizmente, o veículo não foi levado a uma concessionária para realizar o reparo, segundo a Honda.

O defeito…

A falha acontece no dispositivo chamado insuflador do airbag, responsável por encher as bolsas de ar e proteger os ocupantes. O sistema produzido pela Takata veio com defeito e, em condições de temperatura e umidade pode disparar de forma incorreta. O insuflador é uma espécie de caixa metálica que abriga o gás que faz a bolsa de ar inflar. O defeito nessa peça causa uma abertura forte demais quando o airbag é acionado. Além disso, a falha gera trincas no insuflador e, com a explosão do airbag, ele se estilhaça, atirando pedaços de metal contra os ocupantes, causando ferimentos que podem ser fatais, e já foram comparados a facadas. Foi o que, infelizmente aconteceu com o motorista do New Civic.

Recall dos airbags Takata continua…

A Honda e outras fabricantes continuam convocando proprietários de veículos afetados pelo recall do insuflador de airbags Takata. As marcam pedem para que os proprietários levem, com urgência, seus veículos a uma concessionária autorizada para realização da troca do componente.

Pelos relatórios do Procon-SP e Senacon, revelou que dos 5,4 milhões de veículos com o possível defeito, cerca de 2,7 milhões de carros em circulação no Brasil que podem apresentar o mesmo defeito no sistema de airbag, não atenderam aos chamados e estão em risco. Em média apenas metade dos veículos que passam por recall são levados para conserto. O defeito no insuflador dos airbags da antiga Takata teve as primeiras notícias divulgadas em 2013. Desde então, o triste acontecimento alerta para uma infeliz prática do brasileiro: ignorar os recalls.

A partir deste ano, portaria do Ministério da Justiça prevê que o não atendimento ao recall em até um ano vai constar no Certificado de Registro do Veículo. A medida prevê ainda ações mais efetivas para a realização do recall.

Por fim, mais uma vez, o recado foi dado. Não perca tempo! Entre em contato com a concessionária mais próxima e verifique se o seu carro está envolvido em algum recall. A sua segurança, a de sua família e a de seus amigos são prioridade!

Honda: https://www.honda.com.br/recall
Toyota: https://www.toyota.com.br/servicos/recall/
Nissan: https://www.nissan.com.br/servicos/recall-nissan.html

Leia mais:
Brasil: projeto de lei quer proibir carros movidos a combustíveis fósseis em 2030, com extinção em 2040
Enchentes e alagamentos: se o seu carro foi atingido, saiba o que fazer.
Coronavírus atravanca a produção de carros na China e muda agenda de executivos no Brasil