Feiras e Exposições, Geral, Indústria Automobilística, Lamborghini, Mercado automotivo

Lamborghini não participa mais de Salões do Automóvel tradicionais

Lamborghini decidiu lançar seus veículos em eventos menores ou em seus próprios eventos. O formato atual dos salões não atende mais suas necessidades.

A Lamborghini decidiu que não participará mais de Salões do Automóvel tradicionais. Informação foi dada pela gerente de marketing e comunicação da marca, Katia Bassi, ao site Autocar Índia, confirmando a mudança de planos da fabricante. Ela disse: “Decidimos abandonar os salões, porque acreditamos cada vez mais que ter um relacionamento íntimo com o cliente é fundamental, e as feiras não estão mais alinhadas com a nossa filosofia”.

Sabem o que essa decisão significa? A decisão significa que o lançamento do Lamborghini Sián FKP 37 em setembro de 2019 foi o último lançamento público da marca. Chocante essa informação!

Bassi acrescentou que a empresa de propriedade do Grupo Volkswagen executará um “programa constante de eventos exclusivos” e incluirá “lançamentos de carros novos em locais especiais, passeios exclusivos, programas de direção para clientes e eventos de estilo de vida em que possamos convidar nossos VIPs.”

Os Salões do Automóvel tradicionais atraem um grande número de pessoas, e a maioria delas somente para ver os supercarros. Assim, gerando grandes despesas, não sendo clientes em potencial para a Lamborghini. E para se aproximar de seus clientes, a marca somente participará de eventos menores, como o Festival de Goodwood, na Inglaterra, e no Concurso de Elegância de Pebble Beach.

Sem Lamborghini e outros fabricantes, os Salões estão em risco

Com o passar dos anos, participantes e fabricantes têm participado menos das feiras de automóveis. Com a pandemia do novo coronavírus, os cancelamentos e adiamentos dos salões, e as diversas mudanças de calendário, colocam esses tradicionais eventos em risco, mesmo pós pandemia.

Marcas como Audi e Mercedes-Benz já haviam cancelado suas participações no Salão de Nova York deste ano. O evento acabou sendo adiado e posteriormente cancelado por conta da pandemia. As montadoras, porém, têm preferido cada vez mais lançar novos veículos em seus próprios eventos, bem longe dos rivais. Dessa forma, eles garantem uma fatia muito maior da cobertura de notícias sobre automóveis do dia, em vez de compartilhar com todos os outros durante o habitual um ou dois dias da imprensa de um salão do automóvel.

Os lançamentos de produtos online também estão se tornando mais populares, com fabricantes forçados a fazer isso por conta das medidas de distanciamento social. Mas, mesmo após a pandemia, o setor pode muito bem mudar para esse formato a longo prazo.

E, aqui no Brasil, o Salão de São Paulo também enfrenta problemas. O evento já havia sido transferido para 2021 antes da pandemia. Ainda assim, não há definição de quando ou onde o evento será realizado.

Leia mais:
Fábricas da Toyota, Ford e Nissan retomam produção de veículos no Brasil
Financiamento de veículo: saiba identificar cobranças e juros abusivos e como se defender
Ar-condicionado do carro: dicas que você precisa saber
Acesse nossa loja virtual