Auto Peças Molina, Ford, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Nissan, Toyota

Fábricas da Toyota, Ford e Nissan retomam produção de veículos no Brasil

As fábricas de automóveis do país retomam suas atividades locais, porém retorno total da produção, será concluída apenas em julho.

Após três longos meses de paralisação, as fábricas de automóveis vão retomando suas produções locais no país. Ainda por conta da pandemia do novo coronavírus, algumas montadoras retomaram a produção de veículos na última segunda-feira (22), com turnos reduzidos e protocolos de higiene.

As fábricas da Toyota

A Toyota retomou suas atividades no estado de São Paulo, de maneira gradual, em São Bernardo do Campo (peças/reposição/motores), Indaiatuba (linha Corolla) e Porto Feliz (produção de motores). Ficando a planta de Sorocaba (linhas Etios e Yaris) com retomada para a próxima sexta-feira (26).

Em linha similar com o que outras empresas do setor vêm fazendo para voltar a operar, a Toyota adotou protocolos em todas as fábricas para garantir a segurança dos empregados na volta ao trabalho, a começar nas portarias das fábricas, que foram equipadas com câmeras termográficas para medir a temperatura em tempo real logo na chegada dos trabalhadores.

Para evitar aglomeração, a capacidade dos fretados foi diminuída pela metade e a frota foi dobrada, todos têm a bordo álcool em gel para higienização das mãos. Os ônibus vão chegar de forma escalonada, enquanto os que vêm com veículos próprios terão a temperatura medida antes de entrar no estacionamento. A Toyota também reforçou a importância de todos os colaboradores da produção já virem uniformizados de casa, para evitar muita gente no vestiário.

A produção nas fábricas da Ford

A Ford decidiu retomar as atividades em Camaçari (BA) também na última segunda-feira (22), onde produz os modelos Ka, EcoSport e motores. Para a semana seguinte, em 1º de julho, ficou decidido o retorno da planta de Taubaté (SP). Ambas vão retornar gradualmente ao trabalho, em apenas um turno. Ainda não foi informada a data de retorno da pequena planta da Troller em Horizonte (CE), pertencente à Ford. Todas as unidades industriais da empresa no país estavam paralisadas desde 23 de março, para atender as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A Ford também informou que sua produção será acelerada gradualmente, conforme os trabalhadores se ajustarem aos novos protocolos de saúde e segurança, bem como a cadeia de fornecedores ganhe velocidade. Todos os funcionários que podem fazer seu trabalho remotamente continuarão a atuar dessa forma.

A retomada da produção da Nissan

No caso da Nissan, o retorno em Resende (RJ) foi feito, em comum, com protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias. Entre as medidas estão uma ferramenta online que permitirá um autodiagnóstico dos funcionários antes de saírem de casa e a organização deles em turnos. De acordo com a marca, é obrigatório o uso de máscara (são distribuídos kits diários), os refeitórios funcionarão com esquema de rodízio e há medição de temperatura de todos antes de entrarem pelas catracas. A planta de Resende é responsável pela produção dos modelos March, Versa e Kicks. A fábrica da marca em Córdoba, na Argentina, retomou a produção da picape Frontier no último dia 16. A unidade argentina segue os mesmos protocolos.

Infelizmente, também houve outro anúncio oficial da Nissan, o de demissões. “Visando adequar as suas operações em decorrência da pandemia de Covid-19 no Brasil, a Nissan precisou adotar novas medidas para garantir a sustentabilidade do seu negócio no País e garantir a travessia deste momento de adversidade. Em função das projeções de queda do mercado automotivo, empresa irá interromper um turno o Complexo Industrial de Resende. Uma parte da equipe será absorvida em outro turno. Infelizmente, a outra parte, composta por 398 funcionários, terá encerrado o seu contrato de trabalho”, informa a Nissan em comunicado.

Outra fábrica de automóveis que retomou suas atividades foi a Caoa Chery, em Anápolis, Goiás. Por lá são feitos modelos da Hyundai New Tucson e ix35, Tiggo 5x e Tiggo 7, além dos caminhões HR e HD80. A retomada acontece dentro de uma série de normas de segurança e higiene, necessárias para evitar a transmissão da Covid-19 entre os funcionários. Entre as medidas adotadas, destaque para medição de temperatura corporal no acesso aos ônibus fretados e na fábrica, obrigatoriedade do uso de máscaras e marcações no solo para orientar sobre a distância mínima a ser mantida entre cada pessoa.

Leia mais:
Financiamento de veículo: saiba identificar cobranças e juros abusivos e como se defender
Transferência de veículo: cuidados ao transferir o documento do carro
Ar-condicionado do carro: dicas que você precisa saber
Acesse nossa loja virtual