Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Fórmula 1 segue no autódromo paulistano até 2025

Está garantido a realização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 em São Paulo por mais cinco anos. O atual contrato de São Paulo termina neste ano.

Depois de muita especulação sobre o tema, agora é oficial. O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 seguirá no Autódromo de Interlagos pelos próximos cinco anos.

Após o cancelamento do Grande Prêmio do Brasil de 2020 em decorrência da pandemia do novo coronavírus e uma série de incertezas sobre a permanência do evento no Autódromo de Interlagos, o então governador do estado de São Paulo, João Doria, e o prefeito da capital, Bruno Covas (ambos PSDB), confirmaram a renovação do contrato com a Fórmula 1 até 2025. O atual contrato de São Paulo com a Fórmula 1 termina no fim deste ano.

“Tenho orgulho de revelar que a Fórmula 1 acaba de renovar seu contrato para realização do GP Brasil até 2025. O Autódromo de Interlagos foi confirmado como sede nos próximos 5 anos. O contrato será assinado pelo prefeito Bruno Covas e a Liberty Media, detentora dos direitos de Fórmula 1”, anunciou Doria.

“É uma grande vitória para o estado de São Paulo e para o Brasil. Com satisfação e orgulho, é uma grande vitória de São Paulo, é uma vitória do bom senso, equilíbrio, pelo trabalho do [prefeito de São Paulo] Bruno Covas, com apoio do governo do estado. Os entendimentos com a Liberty foram feitos com base em instrumentos corretos, com existência de autódromo aprovado por pilotos e equipes, que há 30 anos é sede. Não fizemos especulações, projeções artificiais, não prometemos investimentos que não podiam ser feitos e agora a Liberty anunciou oficialmente que São Paulo será a sede do GP Brasil de Fórmula 1.”

Segundo Covas, o contrato valerá por cinco anos e pode ser renovado ao final deste período. As tratativas envolvem ainda pacotes de promoção turística da cidade e do estado.

O atual contrato de São Paulo com a Fórmula 1 termina no fim deste ano. (Foto divulgação/Fonte: Twitter – Autódromo de Interlagos)

Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 para Grande Prêmio São Paulo

Ainda segundo o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, vem mais uma novidade por aí: a mudança de nome de GP do Brasil para GP São Paulo. “Uma das mudanças que teremos é que o nome será GP São Paulo. Exatamente pela ação realizada pela prefeitura em conjunto com o governo. O contrato está sendo finalizado e será assinado nos próximos dias. No ano que vem, no dia 14 de novembro, teremos a realização do GP São Paulo. O contrato vale por cinco anos e pode ser prorrogado por mais 5, podendo ir até 2030.”

GP do Brasil

O Grande Prêmio do Brasil foi realizado pela primeira vez em Interlagos, em 1972, embora ainda não fizesse parte da Fórmula 1. No ano seguinte, no entanto, a corrida foi incluída pela primeira vez ao calendário oficial. Em 1978, o Grande Prêmio do Brasil foi transferido para o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, enquanto o Autódromo de Interlagos era modernizado e remodelado. O Grande Prêmio do Brasil voltou para Interlagos, onde permaneceu, sendo sede ininterrupta da prova desde 1990.

O GP deste ano só foi cancelado por causa da pandemia do novo coronavírus, que acabou por causar uma radical mudança no cronograma da temporada. Com o acerto anunciado por Doria, a prova em São Paulo será disputada em 14 de novembro do ano que vem e será a antepenúltima do calendário.

Por enquanto não há informações sobre o valor a ser pago por São Paulo para realizar a corrida. A taxa de promoção que costuma a ser cobrada pelos donos da Fórmula 1 gira em torno de no mínimo R$ 150 milhões para etapas disputadas fora da Europa.

Vale lembrar que a cidade do Rio de Janeiro chegou a conversar com a Fórmula 1 sobre uma possível mudança, em um novo circuito a ser construído em Deodoro, tendo apoio, inclusive, do Presidente da República, Jair Bolsonaro. O Rio chegou a acenar com um valor de até R$ 325 milhões entre taxas e receitas de ingressos VIP. Porém, o projeto de construção ainda não teve início porque depende de liberação de licenças ambientais.

Leia mais:
Ranking dos carros mais vendidos de outubro de 2020
Infração: excesso de velocidade permanece entre as mais cometidas
Parabéns à Auto Peças Molina pelos seus 28 anos de existência
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.