Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Mercado automotivo

Mulher no volante, sem perigo constante!

Mulher no volante, sim Senhor! Cada vez mais as mulheres conquistam o seu espaço no volante, no transporte, no trânsito e na vida.

Mulher no volante. Muitas mulheres hoje em dia, deixaram o volante da casa para assumir o volante da vida e dos carros. Elas estão na direção de seus carros particulares, na direção dos ônibus, na direção dos carros de aplicativos e até mesmo nas cabines dos trens de metrô.

As mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho brasileiro, e é muito comum que também estejam assumindo cada vez mais a direção de automóveis. É preciso lembrar que o trânsito é formado por pessoas. Atrás de cada volante, há um ser humano, que precisa estar ciente da responsabilidade que tem ao conduzir seu veículo. Para isso, não interessa o gênero, desde que esteja ciente de seu compromisso.

Preconceito ainda existe com as mulheres no volante

Sabe aquelas famosas frases, “mulher no trânsito, perigo constante”, “mulher e trânsito não combinam”, “tinha que ser mulher”? Pois é, as mulheres sempre foram vítimas de preconceito no trânsito, isso porque ao longo do tempo dirigir um veículo sempre foi uma tarefa associada à figura masculina, inclusive desde pequenos os homens são incentivados a brincar com carros e jogar games de corridas.

A mulher, em contrapartida, carregava a missão de cuidar dos filhos e da casa, no entanto, ao longo do tempo ela tem ganhado mais espaço não só no mercado de trabalho, mas também no trânsito.

Mulher entende de direção. O número de motoristas do sexo feminino cresceu muitos nos últimos anos. É verdade que elas ainda são minoria frente aos profissionais masculinos. A cultura machista ainda existe, mas, se depender das mulheres motoristas, o preconceito tem sido enfrentado com coragem e afinco. Lugar de mulher também é ao volante, garantem as motoristas.

Mulher no volante, sem perigo constante!

Vamos lançar um desafio ao Denatran: essa frase deveria ser usada pelo Departamento Nacional de Trânsito, que apresenta estatísticas do quanto a mulher tem sido diferenciada do sexo masculino, positivamente no trânsito. Isso mesmo!

Já foram realizadas diversas pesquisas comparando homens e mulheres na direção. As estatísticas indicam que as mulheres dirigem bem, sendo mais atentas e cuidadosas. As mulheres são mais cautelosas e respeitam mais as leis de trânsito. A mulher é mais educada, dirige dentro da velocidade regulamentada e é mais ponderada.

Por natureza, as mulheres são pessoas cuidadosas, detalhistas e muito exigentes. (Foto divulgação)

Carro e mulher: uma combinação que dá certo, sim!

Saibam que as mulheres estão cada vez mais interessadas no mercado automotivo e influenciam muito as compras de carros novos, segundo pesquisas.  Elas têm o poder de aprovar ou mesmo reprovar a compra, algo que não acontecia nos últimos anos.

A indústria automobilística, por exemplo, já está bem atenta a essas transformações, com a fabricação de veículos com acessórios tecnológicos, modernos e mais adequados às necessidades das mulheres. Muitas tecnologias inovadoras e até mudanças nas portas e comandos dos carros foram resultados de pesquisas de mercado com compradoras.

Sem contar, a aceitação delas no setor de transportes, que também vem crescendo bastante, deixando no passado a ideia de que mulher no volante representa um perigo constante.

Mulheres levam seus carros às oficinas mecânicas

Se um dia predominou a máxima de que somente os homens gostavam e cuidavam dos seus carros, essa realidade ficou para a história. As mulheres também se preocupam em cuidar do carro!

Elas são exigentes, detalhistas e não se espante: algumas são grandes conhecedoras da tecnologia automotiva. Em sua maioria, são independentes financeiramente, buscam serviços com alto padrão de qualidade e sempre procuram um profissional de confiança que possa ser um verdadeiro consultor mecânico.

Mulheres no volante e mecânicas? Temos sim senhor!

Além das mulheres brasileiras conquistarem o seu espaço como proprietárias de veículos e motoristas, muitas estão estudando para trabalhar como mecânicas, ou já seguem essa profissão há anos!

Essa nova realidade ainda causa algum estranhamento. Contudo, já é uma realidade em oficinas mecânicas, e essa “equipe mista” de trabalho ganha grandes vantagens. Afinal, esses postos de trabalho ganham uma profissional comprometida com o aprendizado e com a qualidade de atendimento e de prestação de serviço.

Uma série de cursos profissionalizantes recebem muitas mulheres em suas salas de aula, como por exemplo, a rede SENAI. Além, de cursos online que também estão em alta, com mulheres que desde pequenas, ao lado do pai ou do avô, iniciaram a sua paixão pelos automóveis, e que hoje compartilham suas expertise na internet. Citamos, por exemplo, a empresária Sandra Nalli, fundadora da Escola do Mecânico, com sede em Campinas, no interior paulista. Aos 12 anos sua aptidão para o universo automotivo começou ao lado do pai.

Tainná Santos, desde pequena, sempre preferiu brincar com os carrinhos do irmão a cuidar das próprias bonecas. A paixão por eles e a vontade de entender seu funcionamento a acompanharam durante toda a vida. Depois de ser rejeitada em um emprego por ser mulher, ela resolveu criar o curso de mecânica Mulher Não Fica Empenhada.

Citamos também a Barbara Brier, de 31 anos, moradora de Belo Horizonte (MG), da Oficina Amiga da Mulher. Passou num curso preparatório para mecânico ainda na adolescência. Não era exatamente um desejo seu trabalhar nessa área, mas precisava arranjar um emprego para ajudar em casa. A necessidade transformou-se em uma paixão! E hoje não só é uma expert em mecânica de automóveis como também certifica oficinas para que elas possam oferecer às clientes mulheres um ambiente de igualdade, pautado no respeito e na excelência do atendimento.

É fundamental que exista maior conscientização de todos os profissionais da reparação automotiva para quebrar os últimos preconceitos que ainda existem. Muitas vezes, esse comportamento aparece disfarçado em piadinhas ou brincadeiras, mas que acabam constrangendo e denegrindo essas profissionais.

As mulheres são exemplo de segurança no trânsito e merecem respeito. Lugar de mulher também é atrás do volante, se ela quiser!

Leia mais:
Waymo: carro autônomo da dona do Google
Isenção do IPVA: os carros que possuem isenção do imposto
Pintura automotiva: 5 dicas para proteger a pintura do automóvel
Precisando de alguma peça automotiva, amiga ou amigo motorista? Acesse nossa loja virtual.