Acessórios, Auto Peças Molina, Dicas, Geral

Pintura automotiva: 5 dicas para proteger a pintura do automóvel

A pintura automotiva é uma das partes mais importantes de um automóvel, diz respeito à sua estética. Conheça 5 dicas para proteger a pintura do seu carro.

A preservação da pintura automotiva é mais importante do que alguns motoristas pensam. A pintura do automóvel exige alguns cuidados para que permaneça intacta, principalmente durante a quarentena que vivemos, por conta do isolamento social, com muitos carros ainda estacionados nas garagens.

Um carro com a pintura riscada, descascada, manchada ou com desbotamentos, pode sofrer desvalorização no valor de revenda. Esse fator estético está entre os primeiros da lista a serem observados, influenciando diretamente no preço final do veículo. Conservar a pintura do carro não é uma missão considerada fácil, mas não é impossível!

Como proteger a pintura automotiva por mais tempo?

Prevenir é a melhor atitude quando o assunto é manutenção do automóvel. Manter a pintura do seu carro o mais intacta possível é a melhor opção, tanto para ter um veículo sempre bonito e bem cuidado quanto para evitar problemas na hora de uma venda de emergência.

Para manter seu veículo com a pintura impecável, alguns cuidados merecem total atenção. E se você seguir algumas dicas bem fáceis é possível manter a pintura de seu carro com cara de nova.

1 – Escolha bem o local para estacionar

Este cuidado parece simples, porém é fundamental. Estacionar o automóvel em um local coberto e com sombra para evitar incidência direta de fatalidades climáticas, como em garagens, é a melhor opção. Além disso, é importante observar se o local é limpo e livre de possíveis contaminações, como seiva de árvore, sujeira intensa ou névoa de tinta, causada por uma possível pintura de portão, por exemplo.

2 – Mas, e se não tiver garagem para proteger a pintura automotiva?

As capas automotivas são um dos métodos mais indicados para quem deseja proteger a pintura do veículo. Entretanto, este artifício deve ser usado com moderação. O uso contínuo deste acessório pode arranhar a pintura, principalmente quando a ação de colocar e tirar a capa ocorre todo dia. Assim sendo, a capa deve ser utilizada somente quando o modelo for ficar parado por muito tempo.

É preciso atenção quanto ao das capas.  Consultores especializados em pintura automotiva, confirmam que as capas acabam prejudicando mais do que ajudando e deixam o carro cheio de marcas. Contudo, existe um tipo de capa, do estilo “guarda-chuva”, que é fixado no teto do veículo e não permite que a lona encoste efetivamente na lataria. Desta forma, não ocorreria os arranhões diários na lataria.

Além disso, é preciso verificar se o automóvel está com muita poeira ou umidade antes de ser coberto por uma capa, pois a sujeira pode contribuir e muito para os riscos e manchas.

3 – Lave o carro com frequência e na sombra

Lavar o carro pode ser muito vantajoso em algumas ocasiões, mas deve ser feito de maneira correta. Pode acontecer de alguns lava-rápidos errarem no procedimento e no uso de materiais, como usar xampu inadequado ou uma bucha que pegou terra que estava no para-lamas, riscando a pintura do resto do carro.

A lavagem ideal de um automóvel começa com a escolha dos produtos certos: neutros e com pH baixo. Além disso, lembre-se de suavizar o jato de água que é direcionado à lataria, preferindo a baixa pressão. Por fim, prefira fazer o trabalho na sombra (o que é bom para você e para o carro), com a lataria fria e lave sempre de cima para baixo. Seja cauteloso na lavagem do seu carro!

4 – Invista em uma boa cera protetora

Apenas lavar o carro não adianta! Após a limpeza, é fundamental dar um acabamento com uma cera de boa qualidade. A aplicação de cera dá brilho e protege a lataria contra os raios UV. Portanto, recomenda-se seu uso, no mínimo, a cada um mês para que gere efeitos duradouros.

O produto deve ser aplicado com movimentos circulares e de leve pressão, de preferência cobrindo pequenas áreas de cada vez. Lembre-se também de verificar e “respeitar” o tempo de secagem indicado pelo fabricante. Desse modo, seu automóvel ganha brilho e proteção em sua pintura original.

5 – Experimente a cristalização ou recorra à vitrificação

Ambos são processos que visam proteger a pintura. A maior diferença entre eles está no tempo de duração e no preço.

A cristalização automotiva, também conhecida como espelhamento, é um processo mais parecido com o enceramento no qual é aplicada uma cera chamada de selante sintético. Esse procedimento visa melhorar o aspecto da pintura, realçando o brilho da tinta.

Além disso, a cristalização consegue garantir uma maior durabilidade ao verniz original da pintura do carro. Deste modo, a lataria acaba ficando menos suscetível a danos externos, sobretudo quando a cristalização é combinada ao polimento. Na prática, o processo de cristalização cria uma espécie de camada protetora que consegue preservar o aspecto da pintura original por mais tempo.

Já a vitrificação é uma espécie de “evolução” da cristalização. Sua principal propriedade é ser mais duradoura. Neste procedimento, é aplicado vidro líquido na lataria do veículo. A película de alta resistência protege a pintura contra as ações climáticas, sujeira, raios UVA, seivas de árvores e outros agentes externos. Além disso, acentua o brilho e promove um efeito hidrofóbico à superfície do veículo, ou seja, ela se torna repelente a água.

Por fim, conferimos que a pintura automotiva merece bastante atenção. Afinal é um fator que pode valorizar ou desvalorizar o seu carro de forma significativa. Saiba que proteger a pintura automotiva é uma forma de manter seu patrimônio valorizado!

Leia mais:
Mecânico: não seja refém dele! Cuide do seu carro.
Beepbeep: compartilhamento de carros 100% elétricos
Carro fervendo? Entenda os motivos para o superaquecimento do motor
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.