Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo, Peças

Cânister: o que é e como funciona?

Saiba o que é e como funciona o cânister, um filtro presente nos veículos automotivos

Hoje aprofundaremos em um assunto bem interessante, citado ontem em nosso Blog. Vamos brincar de “conhecimento parte 2 – a missão”! 😃 Falaremos mais sobre o cânister, o filtro de carvão ativado automotivo presente nos veículos.

Citado rapidamente ontem (15), no artigo do nosso Blog com o título – “Não abasteça além do limite. Saiba respeitar o clique da bomba!” – o cânister é um componente automotivo responsável pelo controle do vapor ocasionado pela queima de combustível. Esse dispositivo chegou no país na década de 90, com a intenção de diminuir a emissão de poluentes.

O sistema EEC (Evaporative Emission Control), desenvolvido para injeção eletrônica, é responsável pela filtragem e reaproveitamento dos gases emitidos pelo tanque de combustível. O vapor de combustível é canalizado até o coletor de admissão para queima posterior no tempo de combustão. O cânister (filtro de carvão ativado), é responsável pela absorção do vapor de combustível e filtragem, liberando ar limpo na atmosfera. O vapor absorvido no carvão ativado é reutilizado pelo motor. Esse componente foi criado exclusivamente para controlar a passagem desses gases.

Agora, vamos entender melhor como este dispositivo automotivo funciona. A Auto Peças Molina pesquisou e separou para você um vídeo, feita pelo pessoal da Dispemec (Mecânica Fácil), e eles contam um pouco mais sobre o cânister, para que serve e como funciona! Assistam abaixo:

E lembrando: precisa de alguma peça automotiva, liga para a Auto Peças Molina! No telefone (11) 2014-8640 ou acesse nosso site.

#AutoPeçasMolina é informação! 😉