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Não abasteça além do limite. Saiba respeitar o clique da bomba!

Combustível em excesso, desrespeitando o clique da bomba, pode trazer prejuízo.

Você é daquelas pessoas que sabe dizer ‘não’? Ou tem dificuldades?

Você é daquelas pessoas que cuida da ‘saúde’ do seu carro? Ou nem liga pra isso?

Sabia que encher o tanque além do clique da bomba pode ser prejudicial? Sabe o que pode acontecer se abastecer além do limite? Prejuízo na certa, meu amigo! 

Visualiza a cena: “Você parou no posto de combustível, e o frentista lhe atendeu. A bomba de gasolina dá o clique. Opa! O tanque está cheio. Bom, pelo menos na teoria, completamente cheio. Porém o frentista coloca aquele chorinho, sabe? Abastece só mais um pouquinho para arredondar o valor e pronto! Você paga, liga o carro e vai embora”. Cotidiano normal, certo? Para você que dirige o dia todo, uma situação bem familiar… Familiar porém errada. Aí está o problema! Ao mesmo tempo que a prática de exceder a capacidade do reservatório é comum, ela deixa uma pulga atrás da orelha. Afinal, isso faz mal para o carro? Vocês já se perguntaram isso? 

Nós, da Auto Peças Molina, sim! Pensamos nisso e vamos esclarecer o assunto para você!

Bom, se você se preocupa com a ‘saúde’ do seu carro, sempre avise o frentista: “após o clique da bomba, não!” Para melhor entender sobre a saúde do seu carro, é parecido com aquela sensação de indisposição quando exageramos ao comer ou beber. No carro acontece o mesmo se você permite o abastecimento além da conta, ou seja, o carro também está sujeito a efeitos colaterais se receber combustível além do limite.

Infelizmente, com essa prática comum dos frentistas, pode danificar o cânister. O cânister (filtro de carvão ativado), é responsável pela absorção do vapor de combustível e filtragem, liberando ar limpo na atmosfera. O vapor absorvido no carvão ativado é reutilizado pelo motor. Esse componente foi criado exclusivamente para controlar a passagem desses gases. O sistema ‘antievaporativo’ – do qual o cânister faz parte – melhora a combustão do motor, porque reaproveita os vapores que seriam dispersados no ambiente.

Esse dispositivo foi trazido ao Brasil em meados dos anos 90. É localizado entre o tanque de combustível e a admissão do motor, e destinado a captar e reter o vapor do combustível quando o veículo estiver sendo abastecido, para reduzir os gases poluentes que são emitidos pelo veículo. Daí a necessidade de haver um espaço para esse vapor, entre o nível máximo do combustível previsto no tanque e o bocal de abastecimento. Capisce?

Caso o tanque seja abastecido “até a boca”, desrespeitando o clique da bomba, o excesso de combustível vai parar no cânister e, assim, danifica não apenas ele mas também possivelmente contamina outros componentes mecânicos, além de prejudicar a própria filtragem de vapores feita pelo dispositivo. Com o tanque muito cheio, o combustível acaba encharcando o cânister (o carvão ativado), e inutilizando o filtro. Se o carvão ficar saturado de gasolina ou etanol, perderá sua função! Saiba também que são poucos veículos capazes de detectar essa falha e informar o motorista por meio da luz espia de injeção no painel. O carro continua funcionando normalmente, mas exalando cheiro de combustível. #FicaaDica 

Para o reparo, o preço da peça e do serviço depende do tipo de veículo. Para exemplificar, no caso dos modelos Jetta e Tiguan 2.0, esta peça custa em torno de R$ 1300,00 somando mais R$ 200,00 da instalação. 

Portanto, mude de hábito e não permita que no próximo abastecimento haja aquele chorinho de combustível no tanque do seu automóvel. Cuide da saúde do seu carro e do seu bolso!

 

#AutoPeçasMolina é informação!