Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Veja dicas para economizar combustível na hora de dirigir

Com hábitos simples, economizamos combustível e nosso bolso agradece!
Com hábitos simples, economizamos combustível e nosso bolso agradece!

Vamos começar pelas respostas: 1 – dirigir de maneira correta; 2 – manutenção em dia; e 3 – tomar cuidado ao escolher o combustível na hora de abastecer. Para bom entendedor, não existe mágica! Esta é a receita para economizar combustível. Quem tem talento no volante, capricha em todos esses itens, certo!

 

Também já ouvimos falar que, com algumas práticas simples, como por exemplo, calibrar os pneus, fazem a maior diferença no consumo. Com o ‘anda e para’ do trânsito das grandes cidades brasileiras, deixa claro o quanto é importante a realização da manutenção preventiva de alguns componentes regularmente, sempre na intenção de evitar gastos ainda maiores, e também nos ajudam a economizar combustível.

 

Acelerar e frear bruscamente são alguns dos piores inimigos da economia de combustível, além de ser um perigo para os condutores e pedestres que estão por perto. Evite picos de velocidade, o correto é conduzir com suavidade. Acelere gradativamente, o motor responderá com eficiência sem consumir exageradamente. Frear com calma dá ao condutor a possibilidade de aproveitar a inércia do veículo para retomar a velocidade, outro ponto a favor da economia. Afinal, pé pesado para quê?

 

A troca de marcha faz muita diferença no consumo. Todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o torque do carro. Um carro a 40 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não deve chegar a 100 km/h em segunda. Nos dois casos estará gastando mais do que o necessário. O uso do câmbio de ser suave, sem necessidade de “espichar” até o fim.

 

Feche as janelas! Andar com as janelas abertas não é recomendável, principalmente na estrada. Em alta velocidade, acima dos 80 km/h, elas permitem a entrada do ar e aumentam a resistência aerodinâmica. Em velocidade constante, o acréscimo de consumo chega a 10%.

 

As velas estão entre os itens de manutenção que mais influenciam no consumo dos carros. Elas precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora, que varia de modelo para modelo. E quando uma estragar, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações. A função das velas é gerar energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se ela está ruim, essa queima fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.

 

Lembre-se de abastecer. Não ande com o tanque na reserva, pois essa atitude faz com que resíduos que ficam no fundo do tanque sejam sugados para dentro do motor, entupindo os bicos injetores.

 

Os filtros de ar e combustível precisam ser trocados nas datas previstas pelas montadoras, sem desculpas. Em caso de entupimento, eles interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar mais, já que a mistura fica irregular.

 

O alinhamento das rodas é fundamental para aerodinâmica do carro. Se o veículo está fora de geometria, as rodas serão arrastadas, em vez de somente girar. Automóvel alinhado, sim, economiza combustível!

 

Livre-se do peso morto! Não viaje com excesso de carga. Quanto mais pesado o veículo, mais energia você gasta para acelerar. As vezes largamos coisas no porta-malas, no banco traseiro, debaixo do banco, só por preguiça de tirar do carro. Isso é um gasto desnecessário!

 

Ahh… O sobe e desce das ladeiras… Para economizar nas ladeiras, acelere antes do início do aclive para não pisar forte no meio do caminho. Nas descidas, desça engrenado. Ao contrário do que se diz, é mais econômico que o ponto morto.

 

Sobre o ar condicionado, use-o com consciência. Você não vai passar calor, claro! Mas em dias de temperaturas amenas é possível desligar o ar condicionado. Ele aumenta, em média, 20% o consumo do veículo.

 

E atenção com o excesso de velocidade! Para sua segurança e economia, respeite os limites de velocidade. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.

 

E a melhor dica… Use uma bicicleta! Garantimos 100% de economia de gasolina! Rá! Não use o carro para ir a lugares muito próximos. Trocando seu carro por uma bicicleta, você não fica preso em congestionamentos, localiza lugares com mais facilidade para estacionar, economiza em IPVA, com seguro, com manutenções e principalmente você ganha em saúde!