Aplicativos, Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Vantagem em carro leiloado depende de sorte.

Dou-lhe uma… Dou-lhe duas… Vendido!

Que tal arrematar de veículos populares a modelos luxuosos pagando 30% abaixo do valor praticado pelo mercado? Nada mal, não é mesmo? Mas existem riscos pois não há garantias para automóveis comprados em leilões e, depois de confirmada a aquisição, desistir do negócio pode resultar em prejuízo com pagamento de multa de até 25% do valor do bem.

No Brasil, há sites especializados em pregões que disponibilizam aos seus prováveis compradores veículos resgatados de inadimplentes com instituições financeiras e bancárias e outros adquiridos de empresas por ocasião de renovação de frotas, por exemplo.

leilaoUm destes sites é o superbid.net, empresa fundada em 1999 por leiloeiros oficiais e executivos investidores, especializada na avaliação e vendas de ativos físicos por meio de leilões oficiais presenciais e online simultaneamente. Por mês, o site negocia mais de 1.200 veículos procedentes de multinacionais, bancos e financeiras, por exemplo. Qualquer pessoa pode arrematar um bem nestes pregões se estiver cadastrada no site; mas anúncios só são permitidos à pessoas jurídicas.

Informações sobre os veículos como estado da carroceria, chassis e mecânica, além de pendências como multas e na documentação (IPVA, Licenciamento, DPVAT); são publicadas na página de leilões com as imagens correspondentes aos bens oferecidos, mas os interessados também podem vê-los nos pátios dos leiloeiros. Há ofertas do país inteiro e o custo com o transporte do carro é de responsabilidade do arrematador.

Riscos

Um dos principais medos na compra de um veículo leiloado está na proibição em dar a partida no carro e, assim, é importante que o comprador leve um mecânico de confiança para auxiliá-lo na compra avaliando o estado do automóvel.

Conforme a procura, os lances vão aumentando mas, ainda assim, o valor final sempre fica abaixo do valor de mercado.

Os leilões permanecem ativos por duas semanas e quem propõe o maior lance recebe um email, ao final do prazo, informando-o que fora o arrematador (a) do bem.

Audi Q7
Só para se ter uma ídéia; o site está leiloando, nestes dias, um Audi Q7 V8 modelo 2008 (foto), blindado, pelo lance inicial de R$ 61,5 mil. Ainda que tenha alguns detalhes como pequenos riscos e amassados, o valor de um automóvel como este pode chegar à R$ 130 mil no mercado.

 

Continue conferindo nossas dicas porque a Auto Peças Molina quer sempre que você lucre fazendo excelentes negócios.

 

*Este artigo foi editado com base em reportagem de Thais Villaça, publicada no caderno Jornal do Carro de O Estado de São Paulo em 11/02/2015