Dicas, Geral, Mercado automotivo

Um carro com a pegada BMW de sempre… BMW i3 vem aí!

BMW i3

BMW i3 chega ao Brasil no segundo semestre de 2014

 

BMW i3 - o primeiro carro elétrico da marca alemã
BMW i3 – o primeiro carro elétrico da marca alemã

Testado e mostrado por diversos jornalistas, o BMW i3, é o primeiro carro elétrico produzido pela marca alemã. E suas vendas começam no primeiro semestre de 2014, chegando ao Brasil no segundo semestre.

Nos estados norte americano o BMW i3 terá três versões de acabamento e, como esperado, será repleto de novas tecnologias.

A BMW produziu o i3 sobre uma plataforma de fibra de carbono e alumínio, que o deixou bem leve, contribuindo para o bom desempenho. Além disso, o compacto inclui uma bateria de lítio-íon de 22 kW e seu motor elétrico fornece 125 kW (170 cv) de potência e 25,5 kgfm de torque. Esse conjunto garante um desempenho interessante, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e alcançar velocidade máxima de 150 km/h.

De acordo com a marca alemã, o i3 tem autonomia entre 130 e 160 km e o carregador padrão pode deixar a bateria com carga total em apenas três horas. Para quem precisa de mais autonomia, a BMW oferece a opção de instalar um motor a combustão dois cilindros de 650cc que serve apenas como um extensor de autonomia para o sistema elétrico.

Com um estilo personalizado e muito agradável, e com excelentes performances, o BMW i3 possui belíssima agilidade em cidade e um razoável comportamento em estrada. Oferece inúmeras soluções de conectividade, passando uma imagem de que esse “futuro” está ao alcance de nossas mãos. É verdade que carregar a bateria numa tomada simples pode chegar às oito horas, mas isso é um detalhe que não prejudica o i3.

Mas como solução urbana, o pequeno hatch parece um tiro certeiro. O i3 é pequeno e ágil para entrar em vagas ou simplesmente encarar bem o trânsito. O motor elétrico também é esperto e sempre dá respostas instantâneas. Qualquer pisada mais funda já se transforma em uma aceleração forte e gradual.

O curioso no i3 é a maneira de dirigir. Não é só a falta de barulho do motor, mas como acelerar e frear o hatch. A marca alemã investiu bastante em uma espécie de sistema de direção com apenas um pedal. Você usa, obviamente, o da direita para acelerar, mas é só aliviar a pressão no pedal para os freios entrarem em ação, inclusive acionando a luz de frenagem. Demora um tempinho para se acostumar. Mas depois de pegar o jeito, dirigir o i3 é intuitivo. O esquema de só usar um pedal ajuda a usar a inércia a favor do carro e, assim, usar menos eletricidade.

Confirmado o lançamento do novo i3 no Brasil no segundo semestre de 2014, e, pra variar, sem nenhum plano de incentivo do governo em relação ao preço do pequeno exótico e diferente como o i3. Portanto, podemos esperar um valor bem salgado para o primeiro carro elétrico da marca alemã por aqui, certo?