Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Troca de marchas “no tempo”

Trocar de marchas “no tempo” não é tão fácil, mas não é impossível.

O assunto de hoje é a troca de marchas. Não pura e simplesmente a troca de marchas em um carro. E sim, a troca de marchas “no tempo”. Você já tentou fazer a troca de marchas “no tempo” sem prejudicar toda essa engrenagem? Entre os mais experientes, há quem acredite que consiga “ouvir” o motor para acertar no tempo de marcha.

Mas afinal, o que significa “trocar de marchas no tempo”, sem o uso da embreagem?

Vamos lá!
Isso significa sincronizar a velocidade do motor com a velocidade da engrenagem que será selecionada. Nesse exato momento, você não precisa que a embreagem seja selecionada para o engate.

Para isso, é preciso conhecer as relações de marcha de seu carro para saber exatamente qual rotação deve ser atingida em cada troca, como por exemplo, esticar a primeira marcha até os 4.000 rpm e então passar para a segunda a 2.000 rpm, caso a relação entre as marchas seja de 2:1. Calma! Não estamos falando grego! Para melhor entender esses termos, basta compreender alguns pormenores técnicos e praticar!

Vale ressaltar que, este tipo de recurso pode ser importante caso, por algum motivo, você precise movimentar o carro sem utilizar a embreagem – se ela estiver avariada, ou realmente quebrada, por exemplo. A troca, porém, tem que ser feita de maneira perfeita, sem arranhar as marchas.

É possível fazer isso em carros de passeio, mas o que se economiza no desgaste de embreagem é muito pequeno diante do risco de você causar um dano maior nas engrenagens e anéis sincronizadores. Portanto, trocas de marchas “no tempo”, principalmente se for “de ouvido”, só devem ser feitas em caráter de emergência!

Como dica importante, procure conhecer as relações das marchas do seu carro e determine as razões dividindo a relação da segunda pela da primeira e assim sucessivamente. De posse das razões (uma anotação afixada no painel ajudará) e usando o conta-giros, você conseguirá trocas “no tempo” seguras. Especialistas dizem que funciona!

Sendo assim, engate a primeira marcha e assista ao vídeo do ALTARPM. Confira as dicas!

#AutoPeçasMolina é informação! 😉