Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Peças, Peças de reposição

Saiba quais são os carros mais roubados em 2017

Bom, não é novidade pra ninguém que as ruas têm ficado mais perigosas para os motoristas, não esquecendo dos pedestres, enfim, para todos nós no geral. Infelizmente aqui no Brasil, por conta da crise que estamos passando, em termos econômicos, bem forte, a criminalidade também vem aumentando na mesma proporção. Todos os dias assaltantes vêm com novas ideias para roubar carros e algumas “estratégias” já são bem comuns, como simular pequenas batidas, atirar pedras no para-brisa, se passar por vendedor ambulante, além do foco que existe nas mulheres sozinhas e idosos. 😢 Portanto, é muito importante estarmos sempre bem informados a respeito das tendências relacionadas à violência do local em que vivemos.

Não é um assunto dos mais agradáveis, mas não podemos deixar de falar que atualmente, ninguém está seguro com carro algum. Aliás, o quesito segurança está longe dos bons exemplos! Hoje em dia não podemos ter carros bons, luxuosos então, esquece! Entra nessa onda os carros populares, com versão 1.0, que estão sendo mais visados pelos ladrões.

Hoje não é suficiente avaliar os itens que o carro oferece e o preço antes de comprá-lo. Se a ideia é não correr muitos riscos e nem ter os carros mais visados pelos bandidos, então, passe a prestar atenção aos modelos mais roubados. Porque, além de serem mais visados, costumam possuir um valor de seguro mais alto, afinal, o risco aumenta. O que podemos notar é que a maior parte dos veículos são carros considerados populares e com motor 1.0. Outro fato que faz com que haja grande procura por esses modelos, é a grande quantidade de veículos circulando, fazendo com que a necessidade de peças de reposição seja elevada.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, foram registrados 101.408 casos de roubos e furtos de carros de janeiro a julho de 2017 no Estado, e apenas 45.651 foram recuperados. 😨

Através de um levantamento feito pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) em relação ao roubo de veículos em São Paulo, houve a divulgação do ‘Índice de Veículos Roubados (IVR)’, número este que é obtido pelo cálculo realizado da seguinte forma: é a divisão realizada entre a quantidade de ocorrências de furtos e roubos e a quantidade total de exemplares daquele modelo que são assegurados. A partir daí, segundo pesquisas, podemos conferir uma lista dos modelos mais roubados. (Para evitar distorções no número indicador, apenas foram considerados os modelos que contam com um número maior do que 10 mil exemplares segurados).

Veja a seguir os carros mais roubados em 2017 e seus respectivos índices no IVR:

– Top 1 – GM Chevrolet Celta 1.0 – IVR 2,272: um carro popular bastante visto pelas ruas e aparece em primeiro lugar na lista das ocorrências. Para muitos um carro indiferente, que não chama a atenção, porém o roubo dele está associado a sua boa mecânica, sendo considerado um carro resistente.

– Top 2 – Hyundai HB20 – IVR 1,669: este é um dos modelos mais vendidos, e a procura por ele também é grande entre os bandidos.

– Top 3 – Fiat Siena (acima de 1.0) – IVR 1,622: com uma quantidade grande de veículos segurados, em torno de 41.131.

– Top 4 – Fiat Siena 1.0 – IVR 1,585: também um modelo com grande quantidade de veículos segurados, mais de 67 mil.

– Top 5 – Volkswagen Amarok – IVR 1,44: quantidade de veículos segurados, mais de 12.083 unidades.

– Top 6 – Volkswagen Voyage – IVR 1,44: o Voyage retornou ao mercado depois de 12 anos, no ano de 2008, e desde lá atrai atenção do público e dos assaltantes.

– Top 7 – Peugeot 307 – IVR 1,428: quantidade de veículos segurados, mais de 14.428 unidades.

– Top 8 – Fiat Strada – IVR 1,4: quantidade de veículos segurados, mais de 137.723.

– Top 9 – Fiat Weekend – IVR 1,38: uma das versões mais bonitas e super visadas pelos bandidos, é a versão station Wagon do Palio, lançada em 1997, na qual já recebeu várias motorizações e modelos robustos, e com acessórios aventureiros.

– Top 10 – Volkswagen Saveiro – IVR 1,366.

Entre outros, como:

– Hyundai HR – IVR 1,362;
– Fiat Palio (acima de 1.0) – IVR 1,362;
– Nissan Frontier – IVR 1,346;
– Volkswagen Fox (acima de 1.0) – IVR 1,308;
– Peugeot 208 – IVR 1,282.

A lista completa, incluindo motos, utilitários e caminhões, pode ser acessada no site da Susesp. É possível usar os filtros de pesquisa, faça uma busca por lá!

Gostou do artigo? Acompanhe várias outras notícias do mundo automotivo em nosso Blog e Facebook! 😃
#AutoPeçasMolina é informação! 😉