Curiosidades, Geral, Peças

Saiba quais são as diferenças entre os motores 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0

Os veículos são oferecidos de acordo com tamanho do motor e sua potência. Quanto maior o motor, mais caro fica o valor do automóvel. Saiba mais!
Calma! Não queremos deixar você confuso. Tão menos lhe oferecer uma sopa de números e letrinhas! rs. Mas, diz aí, você já foi surpreendido com alguma dessas perguntas: Qual é o motor do seu carro? Você sabe o que significam esses números? Ouvimos falar tanto em “tal carro tem motor 1.0, 1.4 ou 2.0″… Engana-se quem pensa que esses números são apenas enfeites.

Motor (Foto divulgação).
Motor (Foto divulgação).

Essas informações tem a ver com as características do motor do veículo. Saber um pouco sobre esses fatores é bem conveniente, principalmente quando você está disposto a comprar um automóvel, pois tais características vão influenciar de forma decisiva no desempenho e na finalidade de uso do veículo. Afinal, cada dia que passa os fabricantes de automóveis nos oferecem mais e mais opções para que a escolha de um carro seja adequada às nossas necessidades, certo? São inúmeras possibilidades para se configurar um carro. Temos um número sem fim de acessórios, versões de acabamento e também a opção de motorização. Um modelo de carro pode ser oferecido com motor 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 litros, entre outros. Na hora de escolher, é preciso levar em consideração o uso que se vai fazer do veículo.

Bom, vamos entender…

Os números em questão representam a quantidade de cilindradas que o motor possui. Assim, quanto mais alto for o número, maior será a potência do veículo. Ou seja, 1.0, 1,6, entre outros, são abreviações que dizem respeito ao volume do motor. Melhor explicando, significa que um motor é composto por cilindros e o volume de todos os cilindros somados equivale a cilindrada do motor. Quando dizemos que o carro é “1.6”, por exemplo, significa que o motor apresenta aproximadamente 1.600 cm³ (ou 1,6 litros) de volume. Considerando-se que esse automóvel possua um conjunto de 4 cilindros, cada um deles comportaria cerca de 400 cm³. O mesmo acontece com o 1.0 (1000 cc), 1.4 (1400), 1.8 (1800) e 2.0 (2000).

Cilindrada é um termo que vem da palavra cilindro. Todo motor à combustão possui cilindros, e cada cilindro é uma espécie de câmara onde acontece a combustão entre ar, combustível e faísca. Com essa combustão, os cilindros movimentam os pistões para dar força motriz ao automóvel. Podemos dizer que cilindrada é o volume de combustível e ar que o pistão movimenta. Sendo assim, quanto maior for o número de cilindradas, mais potência terá o motor, e por consequência, mais caro será o automóvel.

A partir desse conhecimento, você escolherá a sua melhor opção de motor. Veja a seguir uma breve explicação para cada tipo de motor:

– Motor 1.0: o carro com a menor potência tem a vantagem de consumir menos combustível. Quem opta por um carro de 1000 cilindradas, abre mão da potência para gastar menos combustível. Esse tipo de motor é indicado para quem usa o veículo em perímetro urbano.

– Motor 1.4: carros com motores 1.4 são indicados para quem deseja economia aliada com desempenho. Ele permite o uso do ar-condicionado sem comprometer a utilização do combustível, coisa que não acontece com o motor 1.0. Além disso, com esse tipo de motor o motorista não precisa esticar a marcha para aproveitar o torque.

– Motor 1.6: com 1600 cilindradas de potência, o carro com motor 1.6 oferece agilidade nas ultrapassagens, melhor arranque e menos trocas de marchas.

– Motor 1.8: esse tipo de motor é indicado para quem realiza viagens de média e longa distância. Ele equipa carros de médio porte e modelos esportivos. Não sendo ideal para uso em perímetro urbano.

– Motor 2.0: esse tipo de motor faz com que alguns motoristas torcem o nariz quando escuta que o carro é 2.0, afinal de contas, ninguém deseja tornar-se “sócio-consumidor-assíduo” do posto de combustível… kkk. A vantagem do 2.0 é a sua potência. Para esse tipo de motor não existe ultrapassagem difícil, mesmo em ladeira! É o famoso carro do “se cutucar, acha”!! Para quem gosta de dirigir rápido e aprecia a performance do veículo, esse é o motor indicado.

Bom, em resumo, conseguimos exemplificar os prós e contras de cada motor. Todo tipo de motor tem as suas vantagens e suas desvantagens, não é mesmo! O motor mais potente encarece o carro e sua manutenção, enquanto que um motor 1.0 é mais barato e econômico. Tudo vai depender do que você vai precisar de um carro e do quanto seu bolso disponibiliza. Agora é com você, pode escolher! #FicaaDica
#AutoPeçasMolinaéInformação 😉