Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Peças, Tecnologia

Saiba por que as baterias seladas são as mais recomendadas para o seu carro

Baterias seladas são componentes que não requerem manutenção e são mais eficientes

Pra começo de conversa, a bateria de um carro deve ser considerada como o equipamento principal a ser avaliada antes de qualquer outra peça automotiva, afinal de contas, tudo depende dela! Porém, poucas pessoas sabem dar a devida importância da bateria no funcionamento do seu carro.

A bateria é um componente primordial para o automóvel. Ou seja, são as principais responsáveis pela locomoção. Estas pesadas caixas estão sempre preparadas para fornecer a energia elétrica necessária para acionar a ignição do carro. Se não tiver uma bateria de carro saudável, o seu carro não é mais que um grande pedaço de metal esculpido estacionado. 😱

A bateria tem como função fornecer energia ao motor de partida, além de alimentar todo o sistema elétrico do carro. E vamos além! Há pouco mais de 20 anos, mais ou menos, a função da bateria era mínima num automóvel. Era responsável pela partida, luzes de sinalização e apoio elétrico para algumas funções do motor, assim a bateria era bem pouco exigida. Hoje, a situação é completamente diferente! Para os atuais automóveis, os sistemas elétricos / eletrônicos mais que triplicaram dentro deles, portanto sua demanda por energia elétrica só aumenta, devido o avanço da tecnologia.

E hoje falaremos sobre a bateria selada. Vamos explicar porque a bateria selada é a mais recomendada para seu carro. Já damos as primeiras dicas aqui: é mais moderna que a convencional e também ela é livre de manutenção! 😉

As baterias seladas representam um aperfeiçoamento das baterias de chumbo comuns. Para entendermos o que foi mudado de uma para a outra, temos que saber primeiro qual é o princípio de funcionamento de uma bateria comum. Conforme o tempo, a bateria comum vai perdendo água, um dos componentes necessários à produção de eletricidade. Sendo assim, é preciso acrescentar água destilada na bateria de tempos em tempos, ou seja, requer reposição em intervalos de três a seis meses. Digamos que uma bateria sem vida pode ser uma chatice e esse trabalho de tirar as conhecidas tampinhas da parte de cima para encher o reservatório é uma preocupação a mais na hora da manutenção. Entenda que se isso não for feito, as placas internas podem ressecar e a eficiência da bateria será bem menor, provocando mais gastos para deixar seu automóvel em ordem.

As baterias mais modernas, as chamadas baterias seladas, acabam com esse inconveniente. Nelas, há adição de 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo, e isso faz com que a decomposição da água seja quase zero. Saiba que a bateria selada gera oxigênio e hidrogênio, que se combinam a fim de formar água. Portanto, o nível de água permanece o mesmo durante toda a sua vida, sem necessidade de reabastecê-la. Ou seja, livre de manutenção. Mais uma vantagem das baterias seladas é em sua durabilidade: duração de 4 anos, se for utilizada adequadamente. Tendo qualidade e também o cuidado do proprietário do automóvel, efetuando as revisões periódicas, baterias podem durar até 5 anos ou mais!

E a dica mais importante é ficar atento aos sintomas de quando a bateria não está devidamente carregada. Nessa situação, os sistemas elétricos do veículo não são alimentados corretamente e, consequentemente, ele não sairá do lugar. Atente-se aos sinais! Alguns sinais podem apontar que é chegada a hora de trocá-la, como a dificuldade de o motor funcionar e a iluminação deficiente dos faróis.

Lembre-se: a bateria é o coração do veículo! Precisou? Contate-nos! Visite nosso 🖥️ site ou 📞 ligue (11) 2014.8640.

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉