Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Saiba os cuidados ao mudar as rodas do seu carro

Muitos motoristas gostam de personalizar o seu veículo e um dos itens preferidos é trocar as rodas, deixando o automóvel mais esportivo.

Troca de rodas originais exigem cuidados extras dos proprietários.
Troca de rodas originais exigem cuidados extras dos proprietários.

Muita gente pensa, uma hora ou outra, em trocar as rodas do carro por um modelo mais bonito, principalmente quem é apaixonado por carros. Usar acessórios para incrementar o veículo e até valorizá-lo no mercado é sempre uma satisfação. Sem sombra de dúvidas alguns acessórios valorizam o automóvel. Outros, apenas acrescentam uma melhoria no visual, algo que dá o toque final em um belo carro. E nesse aspecto as rodas fazem toda a diferença.

Acontece que nem sempre o mercado oferece o produto adequado ao seu veículo, por isso entender um pouco mais sobre esse equipamento é importante antes de fazer qualquer alteração, mesmo que seja a troca de uma versão simples, feita de ferro, por exemplo, por um modelo de liga leve da mesma linha do seu veículo. As rodas estão entre os itens principais para quem quer deixar o carro com visual mais arrojado.

A grande maioria dos veículos já sai de fábrica com as tradicionais rodas de aço, que podem ser incrementadas com diferentes modelos de calotas. Já as rodas esportivas ou de liga leve, como são conhecidas, são as mais cobiçadas por quem gosta de investir na personalização. A diferença essencial entre estes dois tipos de rodas está no peso, no custo e no visual. As rodas de aço usadas em veículos de passeio são 15% mais pesadas do que as de liga leve. Para veículos grandes e pesados, esta diferença pode chegar a 50%. Quanto ao visual, às rodas esportivas é mais bonitas e feitas de ligas ou materiais não oxidantes, o que minimiza as preocupações com a corrosão.

A roda de liga leve proporciona uma estética diferenciada e aumenta o valor de mercado do veículo, mas também costuma ser cobiçada por ladrões e virar objeto de furto. Quem se preocupa com segurança não pode abrir mão da proteção do seguro do automóvel também para este acessório, que, aliás, demanda um bom investimento.

Agora, atenção aos cuidados. Antes de trocar as rodas do seu carro, verifique se a nova roda tem o mesmo tamanho daquela que veio de fábrica, para evitar alterações no desempenho do veículo. Uma roda grande colocada em um carro de menor potência pode colocar o motor em risco, pois o veículo precisará fazer mais força. Outro ponto importante é o conforto. Uma roda grande com pneu menor também significa menor absorção dos impactos e, com isso, uma viagem desconfortável para os passageiros. Quando o assunto é segurança, vale a pena conferir todos os detalhes antes de investir em um jogo completo de rodas e ter a certeza de incluir este investimento na sua apólice do seguro de carro.

Quanto à legislação, o Código de Trânsito Brasileiro diz que é proibido que o diâmetro das rodas ultrapasse os limites horizontais dos para-lamas do veículo – ou seja, que fique “para fora” da lataria do carro. Isso significa que é preciso analisar se as rodas maiores, com pneus também maiores, não vão ultrapassar estes limites. O descumprimento desta norma acarreta em uma infração grave, acarretando pontos na carteira e multa, sem contar que o carro pode ser retido.

Não há como negar que as rodas esportivas são o maior sucesso, até para quem não entende muito do assunto, quanto mais para quem é fanático pela estilização de carros. Vale a pena contar com a tranquilidade do seguro de veículo para proteger também este investimento contra roubo e ficar mais tranquilo pra desfilar com seu automóvel personalizado.

Lembramos ainda que, depois da troca das rodas e pneus, é muito importante providenciar o balanceamento e alinhamento. O primeiro garante equilíbrio do conjunto pneu/roda, com uso de contrapesos, enquanto o segundo regula a posição das rodas, mantendo o conforto, segurança e estabilidade ao dirigir. O serviço evita ainda o desgaste irregular dos pneus e de várias peças da suspensão, eliminando vibrações no volante. Nunca utilize rodas e pneus recuperados, pois eles não garantem qualquer segurança. Para comprar as novas rodas e pneus, procure lojas especializadas que ofereçam garantia e orientação técnica.