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Conhecimento: o que é o virabrequim?

O motor de um carro:

Esse objeto capaz de despertar o fascínio em vários motoristas é o responsável pela “vida” do veículo. A principal função do motor é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas, mas ele não consegue fazer isso sozinho, pois o movimento de um carro é resultado de uma reação em cadeia. Além do motor, há outros componentes que ajudam a manter o carro em movimento, como por exemplo, a bateria, que gera corrente elétrica, que faz o combustível explodir dentro de uma câmara de combustão chamada cilindro, e antes dessa corrente chegar ao motor, ela é amplificada pela bobina, passando pelo distribuidor que a divide entre as velas do motor. Agora que você já tem uma leve noção do que é necessário para um carro se movimentar, vamos entender e analisar sobre o funcionamento de uma peça muito importante, o virabrequim.

Virabrequim:

Virabrequim
Virabrequim

Árvore de manivela, girabrequim, cambota… são alguns dos vários nomes do popular virabrequim, originário do francês virebrequim. É um componente que faz os êmbolos trabalharem alternadamente dentro do motor, ou seja, é o eixo central do motor. É uma peça fundamental dos motores de combustão, responsável por transformar a energia gerada pela “queima” do combustível em torque, portanto é a peça responsável pela conversão da força bruta produzida por um carro ou trator, por exemplo, com pequena diferença que nos carros se busca velocidade e nos tratores além de velocidade, de maneira mais moderada, se requer muita força.

O virabrequim é feito de materiais nobres, pois exige extrema dureza para a realização de suas tarefas. Em seu formato tem mostrado bem sua função, sendo uma peça para a execução do giro, com dois encaixes para a direita e dois para esquerda, todos eles com a mesma função. Ele não só transforma e energia dos pistões em rotação, como também influencia outras peças através de seu movimento. Sua rotação é transmitida para o câmbio, um conjunto de engrenagens que transmite a energia da explosão dos pistões para as rodas, fazendo com que o carro ande. Esse processo se repete até 6 mil vezes a cada minuto dentro do motor do carro. Seu movimento influencia também a correia dentada, onde as rotações são transmitidas para uma polia que controla as válvulas. Caso essa correia se rompa, as válvulas não irão funcionar, impedindo o entra e sai de combustível e ar e fazendo com que o carro pife.

Para os pistões funcionarem corretamente, uma peça do motor chamada de árvore de cames deve girar e abrir a entrada e as válvulas de assento. Estas válvulas de abrir e fechar permitem o fluxo de ar, o que é necessário para criar uma explosão dentro do cilindro. O eixo de manivela está ligado ao veio de excêntricos (árvore de cames) e faz com que o veio de excêntricos possa rodar com ele. Isto assegura que as peças do motor trabalhem em conjunto e nunca fiquem fora de sincronia.

Os problemas ocorrem quando o virabrequim é muito longo, porque necessita de apoio extra para lidar com a pressão dos cilindros do motor. Para resolver este problema, os motores são muitas vezes feitos em forma de V, com eixos de manivela curtos em vez de usar a forma reta com cambotas longas. Um motor em forma de V tem dois conjuntos de cilindros, um de cada lado. O motor em linha reta tem apenas um conjunto de cilindros, tudo em uma única linha. Um motor V8, por exemplo, teria quatro cilindros em cada lado, em vez de oito cilindros em linha reta.

Acharam um pouco complicado seu funcionamento ou não? Para muitos de nós, amantes dos automóveis, é sempre bom matar a curiosidade! 😉