Dicas, Geral, Peças

Saiba identificar o índice de carga e velocidade máxima do pneu do seu carro

Já explicamos aqui no blog sobre “como ler o pneu do seu carro”. Agora vamos nos aprofundar e entender sobre “qual a carga e velocidade máxima do pneu que você usa em seu carro”. Confiram!

 
Hoje vamos repassar uma informação técnica e também uma dica bem legal sobre o pneu do carro: qual a velocidade máxima do pneu do seu carro?

É um tipo de informação que passa despercebido para muitos motoristas, porém decifrá-lo é importante para adquirir o pneu ideal para seu tipo de veículo, desta forma, conseguimos evitar desgastes precoces. 😉

Todo pneu vem com um conjunto de letras e números inscritos em sua lateral, uma espécie de “documento de identidade”. É aquele conjunto de letras e números extenso e aparentemente confuso, mas na verdade é super revelador e importante! Essas informações inscritas nos pneus representam suas dimensões, data de fabricação, o material utilizado na fabricação do pneu, a capacidade de carga e a velocidade suportada, entre outras. Saber o índice de velocidade e de carga que o pneu do seu carro pode suportar, preserva a peça e evita acidentes! #FicaaDica

Vamos começar e melhor entender sobre o índice de carga. Vamos ao exemplo: “175/70R13 82T”. A numeração presente antes da última letra indica quantos quilos cada pneu suporta. Observe na tabela de conversão abaixo:

 

Índice de carga: exceder a carga ou o peso podem gerar danos graves ao material.
Índice de carga: exceder a carga ou o peso podem gerar danos graves ao material.

 

Agora, vamos entender sobre o índice de velocidade máxima.

O índice de velocidade é um código alfabético que corresponde à velocidade máxima na qual um pneu pode suportar a carga com segurança. Para saber qual o índice adequado para o seu carro, basta que o mesmo suporte uma velocidade igual ou superior ao do pneu original. Para saber o índice de velocidade de um pneu, basta aferir o código que vem logo após o índice de carga, que por sua vez vem após a medida do pneu. Para melhor exemplificar, vamos utilizar o mesmo exemplo dado acima – “175/70R13 82T” – e abaixo, consultar na tabela de índice de velocidade, a velocidade correspondente. Quanto maior o índice de velocidade do pneu, melhor será seu desempenho responsivo, mesmo em velocidades mais baixas. Existem diferentes letras, como pode-se ver na tabela:

 

Índice de Velocidade máxima: exceder a velocidade máxima do pneu pode acarretar no seu esfarelamento.
Índice de Velocidade máxima: exceder a velocidade máxima do pneu pode acarretar no seu esfarelamento.

 

A título de curiosidade… Você já parou para pensar porque os pneus são sempre pretos?

No processo de fabricação das borrachas é utilizado um elemento chamado “negro de fumo”, uma variedade do carvão. É este elemento que dá a cor negra ao pneu, além de aumentar sua resistência e durabilidade. Ou seja, além de um agente reforçante em borrachas, o negro de fumo também possui grande capacidade de pigmentação.

Agora, finalizando nossa matéria…

Jamais utilize um pneu com índice de velocidade inferior ao do pneu original do veículo. Calibragem abaixo do recomendado no manual do veículo resulta em perda de capacidade de suportar altas velocidades bem como perda de estabilidade e dirigibilidade. Respeite sempre os limites de velocidade das ruas e estradas!!

 
#AutoPeçasMolinaéPrevenção 😉