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Saiba como funciona a embreagem do seu carro

Veja como a embreagem do seu carro funciona, considerado um item importante dos carros manuais e automatizados.

Hoje o assunto é embreagem! Você sabe o que é? Como funciona? O que fazer para aumentar sua vida útil?

Quando o assunto é dirigir, a embreagem é um componente importantíssimo para o veículo. A embreagem é um equipamento que fica localizado entre o motor e a caixa de câmbio, e possui diversas funções, como possibilitar a saída do veículo, transmitir o torque e proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas. Além disso, ela é responsável por transmitir a força do motor para a caixa de câmbio e demais componentes do sistema de transmissão e filtrar as vibrações geradas pelo motor.

Graças a embreagem, a troca de velocidades da caixa de câmbio é feita suavemente e consequentemente o desgaste entre a caixa de câmbio e o motor é diminuído drasticamente. Ela é composta por três peças principais: o disco, o platô e o rolamento. Pensando na importância desse equipamento, explicamos como funciona a embreagem, quais os itens que a compõem e dicas para evitar desgastes prematuros e maus hábitos.

Os itens da embreagem

– Disco: o disco de embreagem é o elemento responsável por interligar o motor, a transmissão e o platô, além de amortecer e reduzir o ruído e o desgaste na transmissão.

– Platô: formado pela carcaça da embreagem do carro, a placa de pressão e a mola membrana. Esse mecanismo tem a função de unir o disco de embreagem com o volante do motor, garantindo a suavidade na saída da inércia do automóvel.

– Rolamento: tem a função de pressionar o centro da mola-diafragma, permitindo o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem e interrompendo a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.

Como funciona a embreagem?

Rapidamente, explicamos: a embreagem sempre está acoplada ao volante do motor. Quando acionamos o pedal, o disco se desprende do volante para que possa ser feita a alteração de marcha/velocidade. Esse movimento é feito pelo platô que funciona como um pistão aliviando a pressão do disco na hora da troca de marcha. Quando soltamos o pé da embreagem, o platô volta a exercer essa pressão ao disco, acoplando-o novamente ao volante do motor.

Possíveis sinais de falhas ocorre quando:

– Apresenta ruídos quando acionada;
– Há dificuldades na troca de marcha, como por exemplo, pedal duro ou arranhando;
– Possível perda da flexibilidade, sem curso; e ,
– Patinando e/ou trepidando.

Para uma utilização correta, a embreagem só deve ser acionada quando na partida e quando for trocar de marchas. E sempre colocar o câmbio no ponto neutro, quando estiver parado no semáforo ou em congestionamentos.

Evite os maus hábitos!

Um dos componentes mecânicos que mais sofre com os maus hábitos é a embreagem! Dirigir com o pé encostado ao pedal da embreagem é um hábito que só traz prejuízo! Entenda que esse mau hábito provoca um superaquecimento, contribuindo para o desgaste prematuro até comprometer seriamente o sistema. Ah, e você que utiliza a embreagem como uma opção de freio, quando parado em ladeiras, saiba que as consequências serão as mesmas. Portanto, use o freio de mão neste caso, rapaz!

Abaixo, assista o vídeo sobre como funciona o sistema de embreagem:

#AutoPeçasMolina é informação! 😉