O recall do Lexus LS500h, ocorre por falha no processo de montagem dos pneus à roda; entenda.

Poucos, bem poucos, são os exemplares que rodam pelas ruas do Brasil. Um “Senhor Carro”, um grandalhão de responsa, que chama a atenção por onde passa. Possui uma identidade visual excêntrica para nossos padrões. Com tamanha eficiência, apenas na configuração híbrida, um sedã Lexus LS, denominada 500h, com o máximo de conforto e extravagância… Pois é, um carro como o Lexus LS500h também passam por dias tenebrosos, sim!

Isso mesmo rapaziada! São apenas 3 (três) unidades do Lexus LS500h vendidas no Brasil que fazem parte do recall anunciado pela Lexus do Brasil, a divisão de luxo da Toyota.

A montadora informa que a campanha preventiva afeta os dois veículos fabricados de novembro de 2017 a julho de 2018, com chassis JTHBYLFF0J5000307 e JTHBYLFFXK5003572. O terceiro veículo não teve a informação divulgada por se tratar de uma unidade de uso interno da Toyota.

A fabricante descobriu que uma falha ocorrida na montagem do pneu à roda criou a possibilidade de ocorrer uma rachadura na camada do reforço lateral dos pneus. Essa fissura poderá se expandir com o tempo. Além disso, poderá haver ainda uma alteração da altura do pneu, ocasionando o aumento da sua temperatura interna. Os Lexus LS 500h são equipados de série com pneus do tipo run flat. Eles têm paredes laterais reforçadas e, mesmo quando murchos, suportam o peso do veículo e mantêm a dirigibilidade por uma distância e velocidade razoáveis.

No entanto, essa falha na montagem pode criar um dano na camada do reforço lateral do pneu, gerando ruído e vibração anormais. Em certas condições existe a possibilidade de a banda de rodagem do pneu desprender-se, prejudicando o controle do carro e aumentando o risco de acidente com prováveis danos físicos e materiais.

Caso o veículo exiba no painel a luz de advertência para baixa pressão de um ou mais pneus, a Toyota orienta a encaminhar o modelo citado à concessionária mais próxima para inspeção e, caso seja necessário, a substituição temporária da roda e do pneu defeituoso, até a troca definitiva dos quatro pneus. O Lexus LS500h, híbrido, é o modelo mais caro da marca à venda no Brasil, com preço em torno de R$ 760 mil.

Para maiores informações, a empresa coloca à disposição o telefone 0800 539 8727 e o seu site. Os proprietários devem agendar o reparo em uma concessionária, a partir de 1º de abril, para a substituição dos quatro pneus do veículo. O serviço gratuito tem duração estimada entre três e quatro horas.

Lembre-se, sempre: A função do recall é evitar possíveis acidentes por conta de um problema de fabricação. Não há um prazo estabelecido para comparecer aos recalls. A grande importância de comparecer a um recall é o cuidado com a sua segurança e dos passageiros do carro. #FicaaDica

#AutoPeçasMolina é informação! 😉