Geral, Lançamentos

Niva de volta à América Latina

Niva 4×4

Quando Fernando Collor de Mello abriu os portos brasileiros para a importação de veículos estrangeiros, ele alegou que os carros nacionais eram “carroças”. Assim, a primeira marca a desembarcar em território tupiniquim foi a russa Lada, uma fábrica da Avtovaz.

 

No entanto, pouco mais de 5 anos depois, os modelos Niva 4×4, Laika Station Wagon e Lada Samara Hatchback já eram considerados ultrapassados e acabaram virando as primeiras “carroças” importadas no país devido à chegada de outros modelos produzidos por montadoras como Honda, Toyota e também pelas fábricas brasileiras Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen, que importaram veículos fabricados em países como Alemanha, Itália, Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo.

Laika
Laika

 

Mas os seis anos (de 1990 a 1995) de sobrevivência da marca no Brasil foram de relativo sucesso e satisfação em razão do baixo preço, manutenção barata e da carroceria funcional que se destacou principalmente entre os táxis. O fracasso se deu pelo design dos carros, pouco aceito pelos consumidores brasileiros.

 

Mas a Lada não quer alienar completamente seu modelo de maior sucesso, o Niva, e o reconstruiu na metade do ano passado alterando seu nome para Urban, única mudança no modelo já que a proposta para o veículo é a mesma dos anos 90.

 

Primeiramente ele chega ao Chile sendo importado pela Distribuidora Automotriz Cono Sur e será ser vendido por cerca de R$ 33 mil.

 

O Urban 4×4 possui tração integral e reduzida, ou seja; é configurado para terrenos acidentados como trilhas ou para trafegar no asfalto, nas cidades. Seu motor é 1.7 de 83 cv de potência com torque máximo de 13,1 mkgf, movido apenas a gasolina. O sistema de câmbio é manual de 5 marchas mais a ré e sua velocidade máxima pode atingir 142 km/h. Também vem equipado com ar-condicionado, vidros e travas elétricas e espelhos externos aquecidos.

 

O “novo” Niva não tem tantas mudanças em seu visual se comparado ao modelo que importamos na década de 90. Seu comprimento é de 3,74 mt, 1,68 mt de largura por 1,64 mt de altura com a distância de 2,20 mt entre eixos.