Dicas, Geral, Mercado automotivo

Maserati: 100 anos de existência, glamour e requinte!

Maserati se prepara para comemorar 100 anos de história em grande estilo.
Maserati se prepara para comemorar 100 anos de história em grande estilo

Ao longo dos anos, a empresa italiana superou trocas de dono e a quase falência para criar carros icônicos e requintados.

A Maserati, uma das marcas de esportivos mais cobiçados do mundo, surgiu em 1914 como a Officine Alfieri Maserati, em Bolonha, na Itália. Três anos depois, durante a crise financeira que assolou o mundo, os irmãos Maserati venderam a empresa para a família Orsi, que a transferiu para Modena, cidade da Ferrari.

A Maserati, uma empresa familiar, construiu seu primeiro modelo em 1926. Batizado de Tipo 26, o carro logo ganhou competições dentro e fora da Itália, consagrando o nome da marca nas mais famosas corridas. Ao longo destes 100 anos, as conquistas da Maserati incluem duas edições das 500 Milhas de Indianápolis, nove vitórias na Fórmula 1 e o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1957.

A marca parou de produzir carros durante a Segunda Guerra. Nos anos 50, a Maserati passou às mãos da Citroën e focou a produção no segmento de carros de passeio. Nessa época surgiu o Quattroporte, que se tornaria um clássico da marca. Em 1993, a empresa foi comprada pela Fiat e quatro anos depois passou às mãos da Ferrari. Essa união gerou o 3200 GT, um novo Quattroporte e o MC 12, “irmão” da Ferrari Enzo. Em 2005, a Fiat, que já controlava a Ferrari, retomou o comando da Maserati, que acaba de lançar o Ghibli e o conceito Alfieri para celebrar seu centenário.

E os preparativos para comemoração de seus 100 anos de história já se iniciaram, e serão completados no fim de 2014. A marca sempre teve como foco a esportividade e surgiu do sonho de Alfieri Maserati e seus dois irmãos Ettore e Ernesto. Atualmente, o emblema do tridente está presente em mais de 70 mercados ao redor do mundo, com recordes de vendas sendo superados a cada ano e inéditos modelos sendo planejados.

Maserati, um sonho de quatro rodas!