Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças, Recall

Novo recall anunciado para o Jaguar XF

“Recall do recall”, novos procedimentos e novos reparos por problemas no motor.

 

Atenção proprietários dos veículos da Jaguar Land Rover. Foi anunciado nesta quinta-feira, dia 24, recall do sedã Jaguar XF dos modelos 2013 e 2014 para reparo da braçadeira de fixação do intercooler, responsável pela refrigeração do ar para a turbina de sobrealimentação (turbo) do motor. Ou seja, para melhor entendermos a falha, segundo o comunicado da marca, a montagem incorreta da braçadeira pode permitir que o tubo do intercooler se solte durante o movimento do carro, situação que pode levar à parada involuntária do motor e travamento da assistência de freios e da direção. Ainda que a dirigibilidade e o sistema de freios básicos sigam em funcionamento, há risco de acidentes, daí a importância do recall. De toda forma, ressalta a Jaguar Land Rover, nenhum acidente foi registrado até o momento.

De acordo com a fabricante, a falha pode afetar unidades fabricadas entre setembro de 2012 a outubro de 2013, com os seguintes números de chassis: de SAJWAOES7DPS55275 a SAJAA05M3EPU10711, totalizando 192 unidades do modelo.

Curiosamente, este é a segunda convocação para a mesma falha do sedã XF. A primeira ocorrência do recall foi em setembro de 2013 e afetou unidades fabricadas entre julho de 2012 e maio do ano passado. No Brasil, o sedã XF é vendido na configuração mais “básica” com motor 4 cilindros de 2 litros e 240 cavalos (o mesmo do Range Rover Evoque e do sedã Ford Fusion Ecoboost), na opção V6 com motor de 3 litros e 340 cv, além da opção esportiva, o XFR, com motor V8 de 5 litros e 510 cv, este por uma bagatela de R$ 450.500.

A situação pode provocar acidentes, inclusive com danos físicos e materiais. Por isso, os proprietários dos modelos devem comparecer a uma concessionária da marca para inspeção da abraçadeira e, se necessário, o reposicionamento e fixação da peça. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do 0800 729 1420, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O setor também atende pelo e-mail clientejaguar@jaguarbrasil.com e pelo site www.jaguarbrasil.com.br. O tempo estimado para o serviço é de 15 minutos.