Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Gasolina: 3 passos para economizar na crise

Todo mundo está passando por um grande problema no Brasil. Com a greve dos caminhoneiros que, de fato, está acabando, a população ficou sem gasolina/combustível. Os postos não foram abastecidos e os transtornos foram absurdos. Como agir? 

Bom, não existe mágica. Ao abastecer o seu carro com gasolina ou etanol, saiba que existem diversas coisas que você pode fazer para economizar. Nem precisaria uma crise desse tamanho para reportar a importância de economizar, né? O combustível está caro e não se pode jogar fora.

Dica 1) Manutenção
Uma passada no mecânico pode custar uma grana, mas sem dúvida é a melhor opção. Ele vai avaliar a calibragem do pneu na hora que eles estiverem frios, sem uso recente. A direção desalinhada gasta muito combustível e a sua correção é simples e direta. Com ela desregulada, o carro precisa fazer mais força para alinhar o carro e gasta mais.

Cabos de ignição e velas precisam ser analisados. Se a combustão não estiver de acordo, o veículo aumentará drasticamente o consumo, fazendo a sua carteira esvaziar mais rapidamente.

Dica 2) Atitudes
Você costuma fazer meia embreagem, segurando a embreagem e o acelerador na subida? Péssima ideia. A meia embreagem aumenta o gasto.

Gosta de dar aquelas esticadinhas no motor? Não faça isso. Mude a marcha no torque correto, em torno de 3.000 rpm e você manterá o gasto na média.

Curte andar com o carro lotado de ferramentas e coisas que não usará? Nós chamamos isso de ‘peso morto’. Ou seja, mais pesado, o carro tende a consumir muito mais.

Dica 3) Aproveite a tecnologia
A tecnologia automotiva evoluiu bastante. Modelos como Fiat Uno e Fiat Argo, por exemplo, já vem com a opção start&stop. Ou seja, o carro liga ao parar e religa ao andar.

Nesse caso, pode ser que exista uma baixa no uso do ar condicionado. Ele não conseguirá manter a temperatura interna do seu veículo, mas fará você economizar um bocado na bomba de gasolina/álcool. Se você tem esse recurso, aproveite! 

Outros modelos possuem a velocidade adaptativa. O veículo freia e acelera dependendo do que vem à frente. A economia é grande.

Gostou das dicas? Coloque em prática e economize. Além de ajudar no seu bolso, ajuda o planeta.

 

#AutoPeçasMolina é informação!