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Fique de olho no balanceamento

Conheça os sinais que indicam pneus desbalanceados e quando fazer a manutenção.

 
Uma das preocupações dos proprietários de veículos é saber quando se deve fazer a manutenção do carro. Dentre as funções que devam ser realizadas está o alinhamento e o balanceamento.

 

Rodízio é o nome dado ao ato de inverter os pneus entre os eixos dianteiro e traseiro. Serve para que os mesmos,tenham um desgaste uniforme, aproveitando o máximo deles. O recomendado é fazer Geometria, Balanceamento e Rodízio a cada 10.000km, em casos normais. Mesmo se o veículo aparentemente não necessitar de tal manutenção, ela é necessária.
Rodízio é o nome dado ao ato de inverter os pneus entre os eixos dianteiro e traseiro. Serve para que os mesmos,tenham um desgaste uniforme, aproveitando o máximo deles. O recomendado é fazer Geometria, Balanceamento e Rodízio a cada 10.000km, em casos normais. Mesmo se o veículo aparentemente não necessitar de tal manutenção, ela é necessária.

Não há nada mais irritante que um automóvel com barulhos, que treme, especialmente na estrada. Muitos não sabem que um pneu balanceado incorretamente pode produzir estas vibrações. Os pneus desbalanceiam por conta de diversos fatores, incluindo o uso, condições adversas da pista e danos sofridos pelos mesmos. Boa parte dos donos de carros já possui dificuldade em fazer o rodízio dos pneus em intervalos regulares para manutenção, porém a chave para aumentar a longevidade de seus pneus são um rodízio e balanceamento regulares.

 

Devido a falta de tempo ou falta de conhecimento, muitos devem se perguntar: Por que um pneu novo em folha precisaria ser balanceado? Devido a diferenças de peso do pneu em si. O aro ao qual está fixado também pode sofrer um pequeno desvio em seu estado original e, ao combinar os dois, temos um problema. Um balanceamento computadorizado detecta se a área de contato entre os dois sofre algum excesso de peso e corrige o problema ao adicionar peso na direção contrária, balanceando o pneu adequadamente. Isso pode ocorrer no lado interno ou externo do aro em um balanceamento dinâmico ou interno do aro em um balanceamento estático. Estas máquinas foram feitas para detectar 7 g de desequilíbrio no pneu e corrigi-lo.

 

Um pneu fica desbalanceado pelo simples fato de dirigir. O ato de dirigir afeta o balanceamento dos pneus com tempo. Pequenas mudanças ocorrem enquanto eles rodam. A 96 km/h o pneu faz quatro rotações completas em apenas um segundo. Adicione os gastos por conta da direção, solavancos, estradas ruins e entulhos que vão se juntando ao aro e perceba quão facilmente o pneu desbalanceia. Talvez 7 gramas não façam diferença para o motorista ou então nos acostumamos com as pequenas imperfeições que aparecem o tempo, porém, na maioria das vezes, não fazemos a manutenção de algo até que ocorra um problema, o que não é bom para a longevidade dos pneus.

 

É muito importante que os motoristas tenham em mente essa prática de balancear os pneus. Em resumo, o balanceamento é o processo de compensação feito para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ele é essencial para evitar o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão e da direção.

 

O balanceamento deve ser feito sempre que houver substituição de pneus, sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras, por ocasião de vibrações no volante, sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, como por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc.

 

Aproveite que agora você sabe mais sobre balanceamento, evite os buracos e faça as revisões periódicas do seu carro!