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Estacionamento em São Paulo virou artigo de luxo

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Carros estacionados ou amontoados?
Carros estacionados ou amontoados?

A dificuldade que é encontrar vagas na maior cidade brasileira realmente é monstruosa. E a cada ano fica mais caro para estacionar em São Paulo, pois o preço para deixar o carro em estacionamentos privados triplicou!

Segundo especialistas e gestores públicos, devido a uma frota ascendente de carros é a causa da carência de vagas, sem contar com a situação desastrosa que enfrentamos com as alternativas de transporte público. A alta inflação nos preços dos estacionamentos associa aos efeitos de oferta e demanda pelo serviço.

Todos os dias, nos deparamos em perambular pela cidade com nossos carros, seja para fins pessoais ou profissionais, a procura de uma vaga, tanto nas ruas, como nos estacionamentos. Para muitos profissionais que trabalham nas ruas, não há um só dia em que não precise recorrer a estacionamentos pagos. Outra coisa, também somos bons frequentadores de shoppings, cinemas e bares… E aí? Já somaram seus gastos com valets e garagens alguma vez? Com certeza o resultado será um absurdo! Viramos refém desse serviço!

Esse problema é grande e faz parte do nosso cotidiano. Todo mundo quer estacionar nos mesmos pontos. Por exemplo, em locais como a Avenida Paulista, deveriam ter o dobro de estacionamentos para dar conta da demanda. Mas não há espaço para construir novas garagens nessas regiões.

E vejam que interessante: os donos de garagens movimentam cifras igualmente vultosas, mas rechaçam a ideia de que o setor é uma mina de ouro. Para muitos a margem de lucro gira em torno dos 4%. Pois segundo cálculos do Sindepark, os gastos com aluguel, IPTU e outros impostos consomem 51% do faturamento de uma empresa. O restante do valor arrecadado vai para o pagamento de seguro (2%), manutenção (4%) e mão de obra (39%). Pois é, a vida não está fácil pra ninguém…

A vida dos paulistanos que penam para guardar seu carro se complica a cada ano, principalmente nas regiões e vias dos Jardins, Itaim, Brooklin e Vila Olímpia. O preço de cada folha do talão Zona Azul, que em geral permite ao motorista deixar o veículo na rua por uma hora também não é fácil de aturar, custando de R$ 3 a R$ 4 reais, sem contar quando nos deparamos com “flanelinhas” querendo cobrar o triplo do preço por essa folhinha.

E vamos em frente. Os incentivos para ter um carro são enormes, com campanhas, promoções, com as desonerações fiscais, portanto precisamos de vagas, não esquecendo em hipótese alguma, de se ter um bom transporte público em nossa cidade. Cada vez mais, os motoristas terão de usar seus veículos de forma mais racional. É preciso ampliar a infraestrutura de transporte público e a oferta de vagas em garagens e bolsões públicos. E em relação aos estacionamentos privados, as empresas terão de reduzir cada vez mais seus custos operacionais.

É que esperamos!