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Embreagem: dicas para evitar o desgaste prematuro

O sistema de embreagem é fundamental para a mobilidade automotiva e precisa de alguns cuidados para evitar o desgaste ou quebra dos seus componentes.

A embreagem é uma das peças vitais para o bom funcionamento do seu carro. O sistema de embreagem gera o atrito necessário para transmitir a rotação do motor para o câmbio, permitindo acoplamentos suaves entre as trocas de marchas, e filtrando as vibrações torcionais provenientes do motor.

As principais recomendações para evitar problemas na embreagem estão ligadas a maneira como o motorista dirige. Alguns hábitos e vícios podem comprometer seriamente todo o sistema, podendo levar o proprietário do veículo fazer a troca antes do tempo.

Antes, o que é a embreagem?

O que a maioria das pessoas conhece como embreagem é um sistema que coordena a troca de marchas e é composto por disco, platô, rolamento, câmbio e pedal, além dos sistemas de cabos que conectam esse sistema. A vida útil da embreagem dura, em média, 100 mil quilômetros, sendo que é necessário fazer as revisões periódicas para checar como está a conservação das peças.

Como aumentar a vida útil da embreagem?

Quem anda muito em trânsito congestionado sabe que a vida útil da embreagem é reduzida pela troca incessante de marchas em trechos lentos. Apesar desse tipo de desgaste ser inevitável para muitos motoristas que moram em grandes centros urbanos, existem algumas atitudes que podem ajudar a conservar o sistema e a reduzir o seu desgaste. Confira:

Tirando o pé: esqueça o velho hábito!

Ficar com o pé no pedal, deixando o carro sem giro no motor e a marcha engatada, é um hábito adquirido por muitos condutores, que normalmente desconhecem os efeitos dessa prática. Ficar apertando o pedal sem necessidade, reduz a vida útil da embreagem. Prefira deixar o carro em ponto morto. Nada de descansar o pé em cima do pedal, isso causa um acionamento parcial do sistema e causa atrito entre o disco e o platô, aquecendo o sistema.

Síndrome de piloto

Carros manuais são mais “legais” de dirigir do que os automáticos. Eles permitem rápidas retomadas e diversas variações de troca de marchas, o que impacta no desempenho do carro.

Muita gente gosta do câmbio manual e abusa do sistema, como se estivesse em uma corrida. Quem quer conservar a vida útil da embreagem não deve fazer trocas ríspidas de marcha e nem ficar reduzindo o carro marcha após marcha. Se você está em quarta marcha e chegando próximo a um semáforo fechado, não é preciso trocar para terceira, segunda e primeira marcha, basta deixa o giro do carro reduzir junto com a velocidade e depois selecionar a primeira.

Atenção nas rampas: fazer ou não a meia embreagem?

Em ruas muito íngremes ou em saídas de rampas de estacionamento é comum que os motoristas segurem o carro na posição utilizando o giro mínimo. Fazer isso também reduz a vida útil da embreagem e faz com que apareça aquele cheiro desagradável. O certo a se fazer é deixar seu carro parado utilizando o pedal de freio ou o freio de mão, se deseja evitar desgastes na embreagem. Seu carro e seu bolso agradecerão!

Ponto morto

Durante o congestionamento, é bom dar uma folga para a embreagem e também para a sua perna. Ficar pressionando o pedal com frequência, em vez de deixar o carro em ponto morto, faz com que a vida útil da embreagem se desgaste e aumenta a fadiga muscular do motorista.

Boas práticas ao volante garantem a conservação do carro e ajudam o motorista a economizar com a manutenção. Fique atento aos seus hábitos e não deixe de realizar as revisões periódicas.

Recomendações para manutenção

Naturalmente, mesmo seguindo essas dicas, chegará o momento em que será necessário realizar a substituição de itens do sistema. Se tudo estiver em ordem, é comum as peças durarem mais de 100 mil km. No entanto, fique atento aos sinais que o carro apresenta e siga as recomendações do manual de proprietário do veículo. Este são alguns sinais que podem indicar que é hora da revisão:

  • Pedal duro, que indica problemas no cabo ou sistema hidráulico de acionamento;
  • Embreagem patinando, que pode ser causada por desgaste acentuado ou vazamentos de óleo;
  • Ruído excessivo, que representa montagem malfeita, desgaste ou quebra de componentes;
  • Trepidação geralmente causada por desgaste irregular ou afrouxamento das peças;
  • Embreagem travada, geralmente ocasionada pelo fim da vida útil dos rolamentos.

Consulte seu mecânico de confiança toda vez que perceber algum desses sinais. E lembre-se que aqui, na Auto Peças Molina, tem a sua disposição o maior estoque de peças automotivas. Através de vários canais, você pode consultar e solicitar a peça que precisa. Acesse nossa loja virtual, redes sociais, envie uma mensagem pelo Whatsapp (11) 99604-8850 ou ligue (11) 2014-8640.

Embreagem, como funciona? Assista ao vídeo!

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