Dicas, Geral, Mercado automotivo

Segurança: o que é preciso fazer antes de cair na estrada

Manutenção e segurança no seu carro

Medidas simples de segurança ajudam os motoristas a diminuir o alto número de acidentes em suas viagens

 

Cuidados com o carro
Cuidados com o carro

Muitos já estão em contagem regressiva, certo? Férias escolares chegando, feriados, festas de final de ano se aproximando… Em alta toda aquela programação para uma viagem relaxante para praia ou ao interior. Mas com tanta gente circulando pelas abarrotadas estradas brasileiras durante essa época do ano, há um drástico aumento no número de mortes e acidentes, causados na maioria das vezes pela imprudência.

Se os seus planos para as férias incluem algumas horas ao volante antes de chegar ao destino, é bom garantir a chegada com segurança. Seja uma viagem curta ou uma aventura através do país, você precisa estar pronto para a viagem e precisa ter seu carro pronto, também.

Nesse momento você não pode esquecer-se das manutenções necessárias em seu veículo. Se há algo mais importante que você estava adiando e você sabe que há algo funcionando no limite, é hora de cuidar deles. A última coisa que você precisa é uma falha crítica no meio da estrada, especialmente se fora algo que poderia ter sido facilmente reparado em uma checagem antes da viagem. Esperar por socorro sob o sol ardente não parece um jeito legal de curtir as férias, certo?

 

Vejam as dicas:

– Primeiramente, vamos lembrar do item mais importante para você e sua família: sabemos que a vontade de chegar ao destino e poder relaxar é grande. O aspecto primordial é respeitar os limites da via e em caso de chuva dê uma tirada no pé. Diminuir a velocidade de 100 km/h para 80 km/h, por exemplo, reduz o espaço de frenagem em mais de 15 metros, uma distância equivalente a mais de três carros e que pode ser essencial na hora de evitar um acidente.

– Verifique a calibragem dos pneus, pois os pneus sem pressão suficiente podem gastar muito combustível.

– Faça a troca do óleo, pois você precisa do motor em sua melhor forma possível para uma viagem longa e um pouco de óleo fresco vai ajudá-lo a trabalhar melhor. Se você acabou de fazer uma troca, não vá trocar de novo, mas se a troca está na lista de coisas por fazer, não deixe essa para depois.

– Verifique seu percurso e baixe os mapas com antecedência. Se você usa um GPS automotivo ou vai a uma área que não tem sinal de internet celular, é uma boa pedida verificar e baixar os mapas que você precisa. Verifique as atualizações dos mapas do GPS no site do fabricante também. Procure por listas atualizadas de pontos de interesse, especialmente os novos radares das rodovias paulistas. Se você tem um iPhone, iPad ou smartphone com sistema Android, o Google Maps permite que você guarde mapas offline para usar quando não houver conexão de dados.

– Complete o tanque onde for barato e confiável! Você já deve estar acostumado a isso, mas fica a dica. Não faz sentido mudar o trajeto para pagar menos pelo combustível, mas se você puder encher o tanque em um posto mais barato pelo caminho, faça isso. Nem pense em deixar a cidade sem estar com o tanque cheio.

– Certifique-se que seu kit de emergência está completo. É bom ter um cabo de recarga de bateria (chupeta), uma lata de spray reparador de pneus furados, capas de chuva, uma toalha, papel higiênico, esparadrapo, gaze e ataduras, água, fusíveis reserva, fita isolante e uma lanterna… Ufa!

– O bom funcionamento das luzes é fundamental em um veículo e pode evitar situações de perigo. Verifique não só os faróis como também as lanternas, piscas, luzes de freio e de ré, iluminação interna, luzes do painel, bem como a fonte de energia – a bateria – devem ser constantemente checados para que não haja surpresas. No caso da bateria, observe se os cabos estão oxidados, ou se estão frouxos ou soltos.

– E planeje seu trajeto, reservando alguns minutos para certificar que você não vai pegar uma rodovia em obras, trechos muito longos sem postos de combustíveis e restaurantes e esse tipo de inconveniente. Consulte a previsão do tempo, também. Não seja pego de surpresa!

Tudo anotado? Arrume as malas e divirtam-se!