Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Peças

Dicas de mecânica para as mulheres

As mulheres estão cada dia mais independentes e interessadas sobre o funcionamento dos seus veículos. Hoje as nossas dicas são para vocês, mulheres!

Cada vez mais independentes, muitas mulheres passaram a morar sozinhas e a entender a necessidade de conhecer o básico em mecânica para evitar o desgaste prematuro do veículo e gastos desnecessários com reparos. Sem falar que o total desconhecimento sobre o automóvel aumenta o risco de virar alvo de profissionais desonestos nas oficinas. Pois é, o mundo mudou e evoluiu.

Foi-se o tempo em que os carros eram uma paixão exclusiva dos homens! Hoje, na era do empoderamento feminino, as mulheres querem entender e se for preciso, colocar a mão na massa quando o assunto for possantes. Por isso, o artigo de hoje é especial, hoje a conversa é com elas. É importante conhecer o seu carro e saber o jeito correto de cuidar e preservar algumas peças dele. Veja nossas dicas!

Dicas de mecânica para as mulheres

Escute o seu carro!

Muitas vezes, o automóvel dá sinais de que tem alguma coisa errada. Vamos direto ao exemplo: se você está dirigindo e escutou um barulho ao pisar no freio, fique atenta. Ele está indicando algum problema. Se for um assobio, pode ser característica da pastilha, pois, dependendo do material empregado em sua fabricação, ela produz tal ruído. Mas, pode ocorrer barulhos constantes e que incomodam.

Caso o barulho no freio seja metálico, o problema é mais sério. Isso indica que a pastilha se desgastou e ficou apenas a base metálica. Ao frear, os dois metais se tocam, produzindo um ruído desconfortável de “ferro com ferro”.

Essa situação é perigosa, pois os dois metais não têm aderência entre si e, com isso, o freio perde eficiência. Assim, se escutar esse tipo de som, corra para uma oficina para efetuar o reparo do freio. O ideal é que a manutenção preventiva seja realizada antes desse barulho, pois, a essa altura, o disco de freio também precisará ser trocado.

Evite o superaquecimento do motor

Uma das coisas que as mulheres precisam fazer é ler o manual do veículo. Nele você vai encontrar diversas dicas de mecânica, além de outras informações importantes, como o significado das luzes no painel. O superaquecimento do motor, um problema bastante sério, é identificado por meio dessas luzes. A falta de atenção nas luzes do painel pode gerar grandes prejuízos.

O indicador avisa quando o motor do carro ultrapassa a temperatura ideal de trabalho, que geralmente é acima de 90 graus. Por isso, fique atenta. Se o ponteiro começar a subir e a luz da temperatura acender, pare o carro imediatamente em um local seguro, de preferência em um posto de combustível.

O superaquecimento acontece por falha no sistema de resfriamento. Então, verifique se existe líquido no reservatório do radiador. Se você o completou há pouco tempo e mesmo assim ocorreu o aquecimento, é sinal de vazamento. Já quando o líquido está na marca correta, o problema pode ser na válvula termostática.

Em todo caso, é preciso procurar o seu mecânico de confiança. Continuar rodando com o carro superaquecido é muito perigoso, pois as elevadas temperaturas podem prejudicar diversos componentes e a conta do conserto vai sair bem mais cara.

Não descanse o pé na embreagem

Esse é um vício que muitos homens e mulheres têm ao volante. A mudança desse hábito pode preservar a embreagem do seu carro. Muitas pessoas deixam o carro engatado no sinal, esperando ele abrir para arrancar, por exemplo. Essa atitude desgasta prematuramente o componente e a troca terá de ser feita antes do esperado. Portanto, evite!

Cuidado com os fluidos do carro

O veículo tem diversos fluidos fundamentais para seu funcionamento. Eles devem ser verificados frequentemente. Um dos mais importantes é o óleo de motor. Sempre cheque o nível e a viscosidade dele pela vareta. Se a marcação do nível estiver no meio ou abaixo, isso pode indicar vazamento.

Além disso, é importante realizar a troca do óleo do motor sempre no tempo estipulado, pois rodar com o líquido velho prejudica o funcionamento do veículo.

Outro líquido que merece atenção é o de arrefecimento (ou líquido do radiador). Deixe sempre próximo ao nível máximo. E por último, verifique o fluido de freio. Esse reservatório também tem marcação para mínimo e máximo. Caso esteja muito abaixo do mínimo, vá a uma oficina, pois completar o nível com óleo diferente pode ser prejudicial ao sistema.

Quanto mais mulheres tornam-se independentes, passam a aprender sobre os carros e a assumir essas tarefas. (Foto divulgação)

Cuide dos pneus e da bateria

Outro cuidado básico muito importante é com o pneu do seu carro. Calibre frequentemente, a cada 15 dias, e na pressão indicada no manual do veículo. Circular com o pneu murcho pode danificá-lo, além de consumir mais combustível. Também é importante realizar alinhamento e balanceamento das rodas e o rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros.

Com relação à bateria, tome alguns cuidados para que ela dure mais tempo. O principal deles é minimizar o esforço na partida do veículo. Para isso, quando for ligar o motor, desligue os faróis, o ar condicionado, o som e qualquer outro equipamento que necessite de energia. O motor de arranque exige bastante da bateria, então, ter outros equipamentos ligados na hora da partida vai sobrecarregar o componente e diminuir sua vida útil.

É sempre bom ter à mão o telefone de uma assistência 24h, para casos de problemas com bateria, quando o carro tem dificuldades para ligar ou simplesmente não liga. A assistência envia um funcionário para dar uma carga na sua bateria e possibilitar que você dirija até um local apropriado para substituí-la.

Ah, mais uma dica: atualmente, a indústria automotiva oferece cursos de manutenção voltados ao público feminino. Vale a pena estudar e entender mais sobre o assunto!

É importante aprender dicas de mecânica para conhecermos mais o nosso carro. Se você já tem conhecimento do assunto, ótimo! Mas, se tiver amigas com dificuldades para resolver problemas dos próprios carros, compartilhe este artigo com elas nas suas redes sociais. Elas agradecerão!

Leia mais:
Bafômetro: projeto de lei prevê equipamento obrigatório em veículos
Higienização: seu carro seguro na pandemia
Nova placa Mercosul: tire todas as suas dúvidas
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.