Dicas, Geral, Peças

Dica: cuidados diários que todo motorista deve ter com seu carro

A seguir listamos alguns cuidados diários para você manter seu carro bem conservado

Para muita gente, comprar um carro é um grande investimento. É um esforço prazeroso, temos mais autonomia nos deslocamentos diários, e nos proporciona ótimos momentos de lazer. Um carro é um bem muito importante para todo apaixonado por quatro rodas! Mas para que ele nos auxilie no dia a dia da forma devida, é preciso estar atento a alguns itens de manutenção.

Não se trata apenas dos cuidados ao abastecer, ou ao guardar o carro, preferindo vagas na sombra e em locais seguros. Ou ao lavar, preocupando-se em retirar todos os resíduos de poeira sem arranhar a pintura do automóvel. Esses detalhes também são essenciais. Entretanto, nosso foco hoje, é mostrá-los que existem alguns cuidados que podem ser tomados diariamente para deixar seu carro sempre em ordem. Assim, seja para seu conforto e sua satisfação enquanto dirige, seja para não perder dinheiro na venda ou até mesmo por questões de segurança, é preciso estar atento às atitudes que contribuem para a conservação dos automóveis. Confira agora alguns cuidados diários que todo motorista deve ter com seu carro:

1 – Fique de olho na pintura:

Sempre que for entrar no carro, dê aquela olhada na pintura e perceba se está tudo OK. Se você consegue manter o carro limpo, então consegue cuidar um pouco melhor da pintura. O cuidado de perceber a situação da pintura é muito importante neste caso, pois envolve os cuidados diários com o veículo em remover as sujeiras acumuladas durante o dia. Isso não significa lavar o carro todos os dias, mas ficar atento quanto a manchas de piche perto das rodas, sujeira de passarinhos e outras substâncias que podem danificar o exterior do veículo. Quando deixadas no carro por um longo tempo, essas sujeiras podem corroer a pintura e, consequentemente, estragar sua aparência.

2 – Mantenha o carro limpo:

Tudo bem que lavar o carro por fora é necessário, mas não é o suficiente para deixá-lo sempre bonitão. Dirigir um carro limpo nos proporciona uma sensação boa, aliás, uma sensação excelente, pois o ambiente fica mais confortável. Poucos motoristas sabem que essa prática tem uma forte associação com a tarefa de aumentar a vida útil do automóvel. Essa dica vale a pena adotar e é um dos principais cuidados diários com o seu carro!

Sabemos que o país ainda está em crise, e com nosso orçamento apertado muitas vezes, mas lembre-se de que você mesmo pode se responsabilizar pela limpeza. Um aspirador, um pano molhado, um balde, flanelas ou estopas nos ajudam a manter o carro limpo. Embora algumas pessoas não acreditem, a sujeira pode impregnar depois de algum tempo, e repetimos “podem danificar o exterior do veículo”. Quanto aos estofamentos, mais atenção ainda, já que têm a possibilidade de ficar permanentemente sujos. No caso de bancos de couro, uma dica é usar produtos específicos que ajudam a evitar rachaduras e fortalecer o material. Esse tipo de tarefa demanda um certo tempo e atenção, porém não deixe de investir em uma limpeza consistente e perceba os benefícios que essa prática tem!

3 – Fique atento a barulhos:

Ouvir música no carro é uma delícia, é verdade! Mas, ao sair pela primeira vez no dia, tente rodar alguns quilômetros com o som desligado. Essa é a hora de procurar sinais de que algo pode não estar em ordem. Chiados no freio, batidas na suspensão ou ruídos no motor são a indicação de que o mecânico precisa ser acionado. Se a situação se prolongar, o defeito pode se tornar ainda mais grave, sendo que o conserto sairá mais caro. Essa dica é valiosa e diária, acredite! 🙂👉🚗

4 – Dê atenção aos freios:

Os freios são importantíssimos e merecem destaque, principalmente quando o assunto é o bom funcionamento do seu carro. Para isso, esteja de olho em qualquer ruído ou barulho sempre que precisar acioná-los. Como mencionamos acima: fique atento a barulhos! Por mais que passe desapercebido para alguns, os barulhos podem revelar algum problema no disco ou na pastilha. Para não ficar na mão ou até mesmo sofrer com algum problema inesperado, adote essa prática nos cuidados diários com o seu carro. Desta forma, sua direção fica mais segura!

5 – Cuidados diários com a maneira de dirigir:

Cuidar bem do seu veículo tem muito a ver com a maneira com que você conduz. A forma como dirigimos pode influenciar diretamente na deterioração ou cuidado com o carro. Ter cautela, prudência e direção defensiva é ótima medida para preservá-lo. Dirigir sem cuidado, além de ser um péssimo comportamento, ajuda a desgastar os diversos componentes do carro. E um ponto que não poderíamos deixar de abordar é o fato de que muitos motoristas mantêm o pé na embreagem. Saiba logo de cara, que esse hábito pode desgastar a embreagem e reduzir a durabilidade das peças em metade do que elas durariam normalmente. Evite essa prática! E mais: acelere devagar, passe a marcha na hora certa, freie devagar e aumente assim a quantidade de quilômetros que seu veículo vai trafegar sem grandes problemas.

Utilizar a calibragem correta dos pneus do seu carro é muito importante para uma série de fatores.
6 – Observe a condição dos vidros e limpe-os corretamente:

O vidro é o material mais sensível no que diz respeito ao contato. Os vidros merecem ser observados diariamente, e acompanhe a situação dos limpadores de para-brisa do carro, assegurando-se de que não tem nenhuma sujeira que possa arranhar o vidro ou que não estejam ressecados. Lembre-se de que a parte interna dos vidros também exige cuidados, como usar produtos específicos para retirar impurezas. Somado a isso, esteja atento dia após dia, a qualquer trincado ou desgaste.

7 – Verifique o nível da água, lubrificantes e calibre os pneus:

Em geral, os sistemas de óleo e arrefecimento devem manter o nível dos líquidos até o momento da troca. Entretanto, a verificação periódica é necessária, pois pode haver vazamentos. No caso da lubrificação, o consumo alto pode indicar problemas mais graves no motor, que podem se tornar ainda piores caso você demore para acionar o mecânico. Quanto ao sistema de arrefecimento, se for necessário completá-lo utilize o mesmo tipo de aditivo que já está no reservatório.

Utilizar a calibragem correta dos pneus do seu carro é muito importante para uma série de fatores. E um deles é o seu bolso! Pneus muito vazios ou cheios em excesso se desgastam de forma irregular, diminuindo a vida útil do componente e, como se não bastasse, forçando a suspensão e os amortecedores. Ter o devido cuidado com os pneus é uma tarefa super simples e você pode adotar essa prática sem grandes dificuldades. Não é difícil e nem demanda muito tempo, e você pode fazer isso no caminho para o trabalho ou quando estiver se deslocando para qualquer outro compromisso.

Ainda que não há a necessidade de calibrar os pneus todos os dias (geralmente, uma vez por semana é um bom prazo), é recomendável verificar as quatro rodas antes de sair, para se certificar que não há algum furo ou outro sinal de problema, como bolhas ou pneus vazios demais.

Agora que você já conhece alguns cuidados diários com seu carro, que tal compartilhar o artigo em suas redes sociais e ajudar seus amigos a fazerem o mesmo? Ah, coloque tudo em prática diária, hein! Tais práticas fazem a diferença na performance do seu carro. #FicaaDica

#AutoPeçasMolina é informação! 😉