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Curiosidade: Gordini, um clássico!

Renault Gordini Brasil

O Gordini foi um dos carros que fizeram história no Brasil e no mundo

Renault Gordini
Renault Gordini

O Gordini foi um carro lançado pela francesa Renault em 1958 na Europa e, mediante licenciamento, pela Willys Overland em 1962 no Brasil, empresa pertencente a Renault.

Dizem que a palavra exata para explicar o que foi o Gordini é: emocionante! Pois antes de tudo, Gordini era uma máquina!

A Willys Overland apresentava o Gordini, em 1962, sendo o sucessor do Renault Dauphine, com uma mecânica mais refinada. Para explicar a origem de seu nome, mencionaremos Amédée Gordini, piloto e respeitado construtor de motores e carros de competição nos anos 50 e 60.

Com seu apelo de “carro popular”, Gordini era equipado com motor de 850 cc e seu maior concorrente era o Volkswagen Fusca. Com seus 4 metros de comprimento, 1,44 metro de altura e com quatro portas, a impressão é de que quatro adultos não cabiam dentro dele. A carroceria era monobloco e a suspensão, independente nas quatro rodas.

Em 1964 foi lançado o “modelo 1093”, com o mesmo motor de 845 cc, mas com maior taxa de compressão, carburador de corpo duplo, o que elevou a potência para 55 cv SAE. Era o mais caro e mais charmoso dos Gordini, porém durou apenas um ano. Em 1965 é lançado o “Teimoso”, uma das primeiras iniciativas de criação de um carro popular promovida pelo governo brasileiro. Um ano depois foi apresentado o “Gordini II”, com novos frisos, com remanejamento da tampa do radiador e tensores e buchas mais fortes, que conferiram maior estabilidade ao veículo.

Em 1967 surge o “Gordini III” e na versão seguinte, “Gordini IV”, de 1968, que saiu de cena para dar lugar ao Corcel, que manteve o DNA Renault. Foram sete anos de “40 hp de emoção”, o slogan que marcou o Gordini para sempre. Estima-se que pelo menos 64 mil unidades foram vendidas no Brasil.

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