Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Lançamentos, Mercado automotivo, Peças

Conheçam o pneu do futuro

A Goodyear saiu na frente e lançou no Salão do Automóvel de Genebra o pneu do futuro. A grande inovação que a empresa norte-americana apresentou é da capacidade que o novo modelo tem de transformar o calor em energia para abastecer carros elétricos.

 

Pneu conceitual da Goodyear.
Pneu conceitual da Goodyear.

O novo produto foi apelidado de BH-03 e tem o intuito de revolucionar a função dos pneus no futuro. O BH-03 é equipado com material termo-piezoelétrico, que aproveita o calor do solo, do atrito e dos raios solares para gerar energia. Apesar do apelo da nova tecnologia, o pneu é um desenvolvimento conceitual e não há nenhum plano para seu lançamento comercial – pelo menos, por enquanto.

 

Em nota oficial da empresa, referente aos detalhes de fabricação do produto, apenas declarou que “o pneu gera eletricidade por meio da ação de materiais do pneu que capturam e transformam a energia criada pelo calor quando se flexiona e gira nas condições normais de condução”. A empresa garante também que o novo modelo é mais durável que os tradicionais.

 

A grande sacada da empresa é vislumbrar o futuro com produtos ambientalmente corretos, versáteis e mais integrados entre veículo e consumidor. Assim conseguindo maior eficiência e autonomia para os veículos.

 

A aposta em carros elétricos é visivelmente aceita, com a frota destes aumentando a cada ano. E é interessante observar a grande quantidade de fontes que podem ser utilizadas para se extrair energia, um fator importante quando a autonomia dos veículos elétricos é levada em consideração.