Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Conheça a “anti-direção-alcoolizada”, a nova tecnologia que detecta motorista embriagado.

Conduzir sob efeito de bebida alcoólica é um ato criminoso! Não deixe a bebida mudar o seu destino!

A nova tecnologia chama-se DADSS e usa dois métodos para detectar altos níveis de álcool no sangue.

 

 

 

Não, não é um novo bafômetro. E nenhum outro tipo de equipamento que você irá assoprar e assoprar para detectar o nível de álcool no seu organismo.

 

Em um evento na agência americana NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration – seu administrador, Mark Rosekind, exibiu uma inédita tecnologia que vem sendo estudada e desenvolvida desde 2008. Trata-se de um veículo-protótipo dotado de uma avançada tecnologia capaz de detectar através da respiração do motorista se o mesmo está embriagado, impedindo-o de operar o veículo.

 

O sistema DADSS – Driver Alcohol Detection System for Safety – é um sistema de detecção de álcool no motorista para segurança. E a agência contempla parcerias com os maiores fabricantes de automóveis para seguir em frente com esse trabalho. O sistema destina-se exclusivamente a detectar quando um motorista está acima do limite legal de consumo de álcool.

 

Agência dos EUA usa duas abordagens para detectar álcool na respiração do condutor  Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/nova-tecnologia-anti-direcao-alcoolizada-nao-ligara-carro-se-motorista-estiver-embriagado-16379246#ixzz3ca4GNUgk  © 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Agência dos EUA usa duas abordagens para detectar álcool na respiração do condutor.

Segundo o administrador, o “DADSS tem um enorme potencial para evitar que se dirija embriagado em populações específicas, tais como motoristas adolescentes e frotas comerciais. Tornando esse sistema uma opção disponível para os proprietários de veículos, sendo uma nova ferramenta poderosa na batalha contra as mortes decorrentes de se dirigir alcoolizado”.

 

Para Rosekind o sistema precisa ser instantâneo e infalível para que consigam 100% da aceitação do público. Mas a agência ainda não esboçou planos para o início da instalação desses dispositivos nos veículos dos EUA. Porém espera que em poucos anos essa tecnologia seja testada em uma frota comercial ou do governo. Assim, provando a eficácia do sistema “anti-direção-alcoolizada” toda a sociedade irá abraçar a causa.

 

Mas, nem tudo são flores. Já há uma grande oposição por parte da associação comercial de restaurantes, o American Beverage Institute, na qual já enfrentam o governo pedindo a redução do nível máximo de álcool no sangue de 0,08ml/l para 0,05ml/l.

 

Como falado no início desta matéria, este sistema não requer que o condutor sopre em um dispositivo, mas, em vez disso, ele testa o ar na cabine do veículo. A NHTSA exibiu um veículo de pesquisa que incorpora duas abordagens diferentes para medir o teor de álcool no sangue: a primeira baseada no toque e a segunda à base de respiração, que serão testadas em um ensaio piloto em campo. Um sensor posicionado no volante analisa o ar expelido pelo condutor e testa seu teor alcoólico. Além disso, um sensor de toque no botão de ignição detecta níveis de álcool subcutâneo no dedo do motorista.

 

Ah… Mas agora vem o grande desafio! E aquele engraçadinho que tentará burlar o sistema? E se um motorista adentrar o veículo usando uma máscara de gás?? Será que impediria a detecção de sua respiração?

 

Os desenvolvedores precisarão encontrar formas muito criativas de impedir que se burle o sistema. Pois as mentes criativas dos motoristas bêbados é fértil e ilimitada!! Rá!

 

Portanto, desenvolvedores, vocês terão que rebolar muitoooo! Aguardamos cenas dos próximos capítulos! 😉

 

O site oficial do DADSS é <http://dadss.org/>.

 

 

Vejam o vídeo: