Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

Combustível tem prazo de validade; entenda.

Combustível parado no tanque perde a validade. É preciso tomar alguns cuidados antes de deixar seu carro parado na garagem.

Na hora de comprar um produto, em um supermercado por exemplo, provavelmente você verifica a data de validade, principalmente se o preço estiver baixo demais, certo? 👀✋ Pois bem, essa preocupação deveria valer tanto diante das gôndolas de qualquer estabelecimento quanto do combustível armazenado no taque do seu carro. Afinal, combustível também tem validade!

Poucos motoristas sabem, mas a gasolina, o etanol e até o diesel tem prazo de validade. Ou seja, existe um tempo útil que as características químicas prevalessem e permanecem inalteradas. Se o combustível fica velho no tanque do carro pode trazer problemas para o funcionamento do motor, como dificuldade de partida e outras falhas. Portanto, se você for obrigado, por qualquer motivo, por força maior, a deixar o seu carro parado na garagem por mais de três meses, é importante ficar atento, e tomar alguns cuidados.

Para nosso conhecimento, existe um teste especificado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) chamado “período de indução”, no qual uma amostra de gasolina deve resistir à indução de oxigênio (em laboratório) por no mínimo 360 minutos. Na prática, cada 60 minutos equivalem a um mês de estoque em condições ideais, se protegida de luz e calor. Isso significa que, bem estocada, a gasolina comum pode durar até seis meses nos reservatórios dos postos revendedores.

Nos carros, entretanto, o prazo é diferente. Dentro do tanque do veículo o combustível fica reagindo em meio ao calor e oxigênio, e se passado o prazo, o combustível começa a perder suas propriedades, o que pode causar perda de rendimento ou até a formação de borra. Especialistas técnicos afirmam que perdem-se algumas características do combustível, que podem acarretar em maior consumo e perda de potência. Fora isso, uma gasolina muito velha pode trazer problemas mais físicos, como atacar o filtro de combustível, que vai reter a sujeira guardada no tanque do carro. Por isso mesmo, a maioria dos modelos flex costuma injetar gasolina do sistema de partida auxiliar mesmo quando abastecido com gasolina ou em clima quente, para não deixá-la envelhecer no tanquinho.

O prazo de validade dos combustíveis:

Em pesquisas na internet, o etanol é o combustível que menos sofre oxidação e pode ficar até um ano guardado no tanque em condições normais. Isso o torna o combustível que mais dura no tanque apesar de ser o menos eficiente da nossa tríade. No geral, a gasolina oxida bem mais rápido, porque depende do tipo de refino, entre outras condições, e seu prazo seria de dois a quatro meses. A gasolina aditivada, porém, possui agentes redutores de oxidação, que é a reação do combustível com o oxigênio, e no tanque do carro ela pode chegar a mais de 10 meses, pois os agentes antioxidantes têm muita estabilidade. Já o diesel dura seis meses, cerca da metade do tempo do etanol.

E repetimos: o combustível velho no carro pode trazer problemas para o motor! Quando ocorre a oxidação, ou seja, o envelhecimento, e a evaporação de compostos leves, a gasolina torna-se mais densa e tende a formar depósitos de goma no tanque, nas tubulações, nos injetores, ou nos carburadores. Os principais problemas são dificuldade em dar a partida do motor e os “engasgos” no funcionamento, o que pode aumentar o consumo do veículo.

O que se recomenda é deixar um mínimo de gasolina no tanque, para que um mínimo de volume possível sofra esse processo de envelhecimento. Outra dica muito importante, é aumentar em algumas libras os pneus do carro para se evitar ao máximo, ou atenuar, a possibilidade de sua deformação na área da banda de rodagem, que fica em contato com o solo.

Dicas recebidas e entendidas, caros motoristas! 🙂👍

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉