Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Mercado automotivo

Carros para PCD: conheça modelos para o segmento PCD 2020

Carros para PCD se popularizou nos últimos anos no mercado brasileiro. Conheça algumas opções e modelos de diferentes marcas voltados para este segmento.

O consumidor PCD (Pessoa com deficiência) condutores ou não de veículos, é o fator motivador de diversas montadoras que, de olho nesse segmento, têm criado versões específicas de veículos para este público.

Carros para PCD: Lei, benefícios, impostos, regras

O benefício de compra de veículos zero a pessoas com deficiência foi concedido através da Lei 8.989 de 24 de fevereiro de 1995, e essa faixa garante isenção de IPI, IOF, ICMS e IPVA. A lei tem vigência até 31 de dezembro de 2021.

Os beneficiários também ficam isentos do rodízio municipal de veículos em cidades com essa restrição à circulação, como São Paulo, dependendo do tipo de enfermidade (para solicitar essa autorização, é necessário procurar a Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade). Também está prevista autorização para estacionamento em vaga especial para alguns tipos de limitações de mobilidade, dependendo do município, e isenção do IPVA.

O valor do desconto em carros para PCD pode chegar a 20% ou 30% do valor do carro quando se somam as dispensas dos encargos, como: IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários).

Se enquadram nessa lei apenas carros com valor até R$ 70 mil reais fabricados em nosso país ou em países ligados ao Mercosul. Carros com maior valor podem ser comprados por pessoas com deficiência, porém o desconto concedido é menor, incidindo apenas no IPI, que varia de 7% a 25%. A isenção do IOF é concedida exclusivamente a portadores de deficiência física. Somente em 2013 que o benefício foi estendido a familiares de deficientes que não têm condições de dirigir um automóvel. E embora a sigla PCD signifique “pessoas com deficiência”, o rol de situações que autorizam o benefício é bem maior. Inclui problemas neurológicos, câncer, diabetes, HIV, doenças degenerativas e outras que afetam a mobilidade, como artrose e tendinite.

Carros para PCD 2020

Cada vez mais as fabricantes vêm dedicando espaço ao mercado de veículos para clientes PCD. A ampliação das possibilidades da lei e a maior divulgação do tema ajudam a explicar a disparada desse tipo de venda.

Entre tantos modelos que se enquadram nessa categoria – todos obrigatoriamente com transmissão automática, automatizada, CVT ou de dupla embreagem – podemos notar que o cliente PCD busca mais conforto, espaço e um desempenho maior, mesmo no segmento premium. Melhor dizendo, os modelos mais procurados, não só são “benquistos” por esse público (de cara, é nítido que os SUVs são os modelos mais queridinhos!) como também são líderes de vendas. Agora, confira abaixo algumas marcas que oferecem desconto para carros PCD e, algumas opções de modelos:

Nissan Kicks Active 1.6

Nissan Kicks Active 1.6 PCD. (Foto divulgação)

A Nissan é uma marca reconhecida pela durabilidade dos seus veículos. E o Kicks, está entre as opções mais vendidas. Com excelente aceitação no mercado e com uma ótima lista de itens de série, o modelo é um dos preferidos para quem vai comprar um SUV com a isenção de impostos.

Hyundai Creta Attitude 1. 6 PCD

Hyundai Creta Attitude 1. 6 PCD. (Foto divulgação)

O Hyundai Creta da marca sul-coreana também é um dos preferidos, embora não tenha sido pensado exclusivamente para PCDs, foi criado um modelo exclusivo para essa categoria, com motor 1.6 e câmbio automático de 6 velocidades. Em 2018 a versão PCD apresentou algumas mudanças. E em 2020, o SUV perdeu alguns itens para se encaixar no limite de isenção, como equipamentos estéticos, tampa do compartimento do porta-malas, alto falantes traseiros e sistema start-stop. Porém, conta com acessórios de segurança como Isofix e airbags, retrovisores com ajuste elétrico e volante com ajuste de profundidade e altura. Sem contar com seu visual arrojado e sua longa garantia de cinco anos.

Jeep Renegade 1.8

Jeep Renagade 1.8 PCD. (Foto divulgação)

A Jeep conquistou o mercado brasileiro com seu crossover subcompacto. O Renegade está entre os cinco SUVs mais vendidos, sendo o único da fabricante que oferece exclusividade para as pessoas com deficiência, e sua versão exclusiva é equipada com motor 1.8 E.torQ Evo Flex (139 cv) e câmbio de seis velocidades. A Jeep investiu nos itens de conforto e, por isso, ganha destaque na categoria. O projeto estável e seguro também é um diferencial.

Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI PCD

Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI PCD. (Foto divulgação)

O VW T-Cross chegou com força para liderar o segmento SUV PCD 2020. O modelo T-Cross Sense 200 TSI – exclusivo para o público PCD – vem equipado com o moderno e econômico motor 1.0 200 TSI Turbo, que rende até 128 cv no etanol e ainda conta com o mais completo pacote de equipamentos, sendo o único modelo da categoria PCD, que conta com seis airbags. Seu grande diferencial é a segurança, porém para se enquadrar no teto dos R$ 70 mil, vale destacar que a marca alemã teve que retirar alguns equipamentos comparados com a versão de entrada do modelo tradicional. Mas, mesmo perdendo alguns itens, o modelo ainda se destaca pela relação custo x benefício.

Leia mais:
Lamborghini Sián ganha edição limitada da série Lego Technic
Sonda Lambda: o que é e como funciona o sensor de oxigênio do seu carro
Caixa de câmbio: saiba quais os possíveis defeitos e os cuidados necessários
Acesse nossa loja virtual