Dicas, Geral, Mercado automotivo

Carros mais econômicos: conheça os melhores carros em 2020 segundo o Inmetro

Os carros mais econômicos chamam atenção do consumidor brasileiro. Veja os carros com melhores índices de consumo energético do país, segundo o Inmetro.

Hoje o papo é com você, que preza pelo baixo consumo de combustível em um automóvel. Todos os anos o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulga os dados atualizados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE). O instituto apresenta um ranking dos automóveis mais econômicos do país.

Trata-se de uma tabela com o rendimento energético dos carros vendidos no Brasil. A atualização com os modelos 2020 foi revelada, levando em consideração os carros com motor a combustão. Nesta tabela nada de híbridos e elétricos, já que eles iriam encabeçar a lista dos carros mais econômicos com facilidade, e ainda são inacessíveis para a maioria da população.

Como saber se um carro é mais econômico

O principal meio para descobrir se um carro pode ser considerado econômico no consumo de combustível, é o cálculo de MJ/km (megajoule por quilômetro), que mensura em quantos quilômetros o veículo consome apenas 1 litro de combustível.

Como dissemos, a organização responsável pela coordenação dos testes de eficiência é o Inmetro, e de acordo com a tabela do PBE, avalia-se o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover. A avaliação segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de “A”, para os modelos mais eficientes, até “E”, para os menos eficientes. A seguir, você confere a lista dos dez automóveis com menor consumo de combustível, independentemente da categoria e do tipo de carroceria.

Os 10 carros mais econômicos do Brasil

Chevrolet Onix Plus LT. (Foto divulgação)

1 – Chevrolet Onix Plus LT: A General Motors conseguiu colocar o Chevrolet Onix Plus no topo da lista dos carros a combustão mais econômicos. De acordo com o PBE, o Chevrolet Onix Plus LT, equipado com motor 1.0 de aspiração natural e câmbio manual, tem um consumo energético de 1,34 MJ/km e ganhou nota A do Inmetro. Consumo cidade – 10,1 km/l (etanol) / Consumo cidade – 14,3 km/l (gasolina) / Consumo estrada – 12,5 km/l (etanol) / Consumo estrada – 17,7 km/l (gasolina).

Renault Kwid. (Foto divulgação)

2 – Renault Kwid Life: Um dos argumentos que ajudam o Renault Kwid a vender mais do que seu rival, o Fiat Mobi, é justamente o baixo consumo. Ele não ficou tão atrás assim do Onix Plus, registrando um consumo energético de 1,39 MJ/km e alcançando os 15,6 km/litro. O lado bom é que este valor vale para todas as versões, já que não há alterações na mecânica, sempre com o mesmo motor 1.0 de 70 cv e transmissão manual de 5 marchas. O hatch também recebeu nota A.  Consumo cidade – 10,3 km/l (etanol) / Consumo cidade – 14,9 km/l (gasolina) / Consumo estrada – 10,8 km/l (etanol) / Consumo estrada – 15,6 km/l (gasolina).

Chevrolet Onix Hatch. (Foto divulgação)

3 – Chevrolet Onix 1.0 manual: A versão hatch do Onix pode ter ficado só em terceiro, mas também tem números de destaque, já que é uma diferença causada apenas pela aerodinâmica mais favorável do sedã. Assim como no caso do Onix Plus, a configuração melhor classificada é a 1.0 aspirada de 82 cv, que tem um consumo médio energético de 1,40 MJ/km e faz até 16,7 km/litro (exatos 1 km/litro menos que o sedã). Desta forma, lhe garante nota A do Inmetro. Consumo cidade – 9,9 km/l (etanol) / Consumo cidade – 13,9 km/l (gasolina) / Consumo estrada – 11,7 km/l (etanol) / Consumo estrada – 16,7 km/l (gasolina).

4 – Fiat Mobi Drive 1.0: A versão Drive é a única da linha Mobi equipada com motor Firefly 1.0 de três cilindros e sistema start-stop. Exatamente por isso, é também a mais econômica. Quando o propulsor está associado ao câmbio manual, o modelo alcança consumo energético é de 1,43 MJ/km. O subcompacto ganhou nota A. Consumo cidade – 9,7 km/l (etanol) / Consumo cidade – 13,8 km/l (gasolina) / Consumo estrada – 11,5 km/l (etanol) / Consumo estrada – 16,4 km/l (gasolina).

5 – Volkswagen Up! Connect: Na versão Connect, o Volkswagen up! tem motor 1.0 alimentado por injeção direta e turbo compressor, além de câmbio manual. Esse conjunto assegurou um consumo energético de 1,44 MJ/km, além de nota A. Consumo cidade – 9,6 km/l (etanol) / Consumo cidade – 14,1 km/l (gasolina) / Consumo estrada – 11,1 km/l (etanol) / Consumo estrada – 16 km/l (gasolina).

6 – Peugeot 208 Active Manual: O Peugeot 208 Active vem equipado com um motor 1.2 de três cilindros capaz de se destacar em economia de combustível. O hatch tem consumo energético de 1,46 MJ/km e nota A no PBE. Ele é o carro mais econômico do mercado com cilindrada maior que 1.0. Consumo cidade – 9,6 km/l (etanol) / Consumo cidade – 13,9 km/l (gasolina) / Consumo estrada – 10,7 km/l (etanol) / Consumo estrada – 15,5 km/l (gasolina).

7 – Fiat Argo 1.0: O motor 1.0 Firefly de 3 cilindros e 82 cv é bem eficiente e rende bons resultados também no Fiat Argo. Ele é usado nas duas versões de entrada do hatchback, sempre com o câmbio manual de 5 marchas. Com um consumo energético de 1,48 MJ/km, ele também exibe nota A. Consumo cidade – 9,8 km/l (etanol) / Consumo cidade – 14,2 km/l (gasolina) / Consumo estrada – 10,3 km/l (etanol) / Consumo estrada – 14,5 km/l (gasolina).

8 – Ford Ka hatch S 1.0 e Sedan SE 1.0: Enquanto o Onix e Onix Plus mostram rendimentos diferentes, com o sedã sendo um pouco mais econômico, o mesmo não acontece com o Ford Ka e sua variante Ka Sedã. Segundo o Inmetro, ambos tem exatamente o mesmo nível de consumo e até de emissão de poluentes. Ou seja, se a diferença de consumo era uma preocupação na hora de escolher entre os dois, fique tranquilo porque o rendimento do motor 1.0 de 85 cv é igual para ambos. Hatch e sedã têm gasto energético de 1,49 MJ/km e nota B. Consumo cidade – 9,3 km/l (etanol) / Consumo cidade – 13,3 km/l (gasolina) / Consumo estrada – 10,8 km/l (etanol) / Consumo estrada – 15,6 km/l (gasolina).

9 – Fiat Cronos Drive 1.3: O Fiat Cronos Drive com motor 1.3, sistema Start-Stop e câmbio manual é eficiente. Segundo o PBE, o consumo energético de 1,50 MJ/km e nota B em sua categoria. Consumo cidade – 9,3 km/l (etanol) / Consumo cidade – 13,0 km/l (gasolina) / Consumo estrada – 11,1 km/l (etanol) / Consumo estrada – 15,6 km/l (gasolina).

10 – Renault Logan Expression e Authentique: As aferições em km/l do Renault Logan 1.0, nas versões Expression e Authentique, foram ligeiramente inferiores às do Fiat Cronos Drive 1.3. Por isso, ele ficou abaixo do concorrente no ranking, embora ambos tenham empatado no consumo energético de 1,50 MJ/km e na classificação com nota B. Consumo cidade – 9,4 km/l (etanol) / Consumo cidade – 14,0 km/l (gasolina) / Consumo estrada – 10,2 km/l (etanol) / Consumo estrada – 14,9 km/l (gasolina).

Como tornar o seu carro mais econômico

Uma das principais dicas é dirigir mais suavemente, sem acelerar demais ou frear bruscamente, pois isso gasta muito combustível. Rodar com o carro muito pesado também pode prejudicar o seu desempenho. E quando você opta pelos veículos que consomem menos combustível, os benefícios vão além da redução de gastos com gasolina no dia-a-dia. Afinal, a diminuição de gases estufa também ajuda a preservar o meio ambiente. #FicaaDica

Leia mais:
Carro por assinatura: facilidades e benefícios oferecidos pelas empresas
Sistema de suspensão: os sinais de problemas na suspensão do carro
Peças automotivas falsas: saiba como identificá-las
Acesse nossa loja virtual