Dicas, Geral, Mercado automotivo

Carro por assinatura: facilidades e benefícios oferecidos pelas empresas

Carros por Assinatura

Carro por assinatura virou tendência. Como as empresas de aluguel de carros trabalham na nova maneira de usar o carro. Confira.

Recentemente, contamos para vocês sobre a nova modalidade de aluguel de carros, o carro por assinatura. Uma tendência que já é consolidada na Europa e nos Estados Unidos e tem alcançado o público brasileiro. Naquele artigo, explicamos o que era um carro por assinatura. Do que se tratava e como funcionava. Também citamos vantagens e desvantagens desse tipo de serviço.

Em suma, explicamos que ao contratar um carro por assinatura, permite ao cliente escolher um veículo zero, seja dos mais basicões, como um Chevrolet Onix, até os mais luxuosos, como um Mercedes-Benz. E esse aluguel é mais do que apenas alguns dias, o cliente fica com o automóvel por períodos que variam de 12 a 36 meses e paga uma mensalidade. O valor fixo pago por mês, já inclui custos como manutenção e impostos, e é oferecido por seguradoras, locadoras e até startups.

Carro por assinatura: estamos na era do usar – e não do ter!

Mesmo sendo um modelo de serviço ainda recente, há específicas vantagens que contam muito, principalmente porque o perfil do público tem mudado. É notável como as gerações Y, Z ou millennials se comportam. Para eles adquirir um carro pouco importa, não se interessam. Hoje em dia os mais jovens preferem serviços de compartilhamento, e na mobilidade não é diferente. Se pensarmos que antigamente tínhamos fitas VHS, CD’s, DVD’s, ou colecionávamos enciclopédias, para futuras pesquisas… Hoje reina o Netflix, o Spotify, o YouTube e o 4G. Resultado: faz sentido essa história de pagar pelo o que usa, certo? A era do compartilhamento também chegou aos veículos!

Nessa onda, é certo que a maioria dos consumidores contratam serviço de carro por assinatura para ter mobilidade na cidade a qualquer hora e ter a conveniência de não precisar fazer a gestão do carro. Fazer revisão e manutenção e até vender o veículo exige um tempo livre que muita gente não tem. Além do ganho de tempo e comodidade e das burocracias que são responsabilidade da empresa, há agilidade no processo para retirar o veículo, que pode ser feita no mesmo dia da solicitação, diferente de uma compra, que é mais demorada.

Dependendo da frequência e distâncias, a assinatura de veículo pode sair mais barata do que utilizar corridas por aplicativo. A assinatura traz a possibilidade do cliente dirigir sempre um carro zero sem precisar necessariamente comprar outro com frequência ou se preocupar com o preço na revenda. Ao terminar o contrato de aluguel (em alguns casos mesmo durante a vigência), basta trocar o modelo e continuar com um automóvel novo. E outra, a cultura da mobilidade, que começou com as gerações mais novas, agora chegou a todas as idades. Vamos conhecer três empresas desse mercado que oferecem o serviço carro por assinatura, suas facilidades e benefícios.

Porto Seguro – Porto Seguro Carro Fácil

Começaremos por uma renomada empresa, a Porto Seguro. A seguradora criou o seu próprio serviço de aluguel de carro por assinatura, a Porto Seguro Carro Fácil. Como já citado acima, possui as mesmas facilidades desse tipo de oferta, sem burocracia, manutenção preventiva inclusa e assistência 24h.

Existem dois tipos de planos: Convencional e Controle. O primeiro é contratado para 12 ou 24 meses e possui franquia de 12 mil a 24 mil km por ano. Já o segundo é fechado para 12 meses e a franquia é de 500 km por mês. No site da Porto Seguro há informações sobre as diferenças entre compra e aluguel do carro do ponto de vista da comodidade. Os planos oferecidos pela Porto Seguro Carro Fácil são diferentes entre si, além de modelos de carros e preços, aspectos de franquias de quilometragem e período de contratos.

Unidas – Unidas Livre

O Unidas Livre é o serviço de carro por assinatura da Unidas. As opções de planos são bem mais variadas, com contratos de duração de 12, 18, 24, 30, 36 ou 42 meses e franquia de quilometragem de 1.000, 1.500, 2.000, 2.500 ou 3.000km mensais. No site da Unidas, também apresentam a possibilidade de ter carro novo todo ano sem a dor de cabeça da compra, isenção de impostos, menos tempo gasto com burocracia, etc. Também destacam as opções de modelos de carros, envolvendo o cliente a ponto de informar “só a parte boa de ter um carro”.

Localiza Hertz – Localiza Mensal Flex

Os serviços de aluguel de carro por assinatura da Localiza, são: Flex e Driver. O primeiro também informa que as pessoas podem alugar veículos por períodos mais longos e evitar burocracias. Agora, como segundo ponto (e que pode ser um diferencial da empresa e de mercado) é que a Localiza descreve o público a que se destina o serviço.

A empresa oferece planos de acordo com a sua necessidade. Você deve escolher um dos grupos de carros disponíveis e o pacote de quilometragem que mais lhe atende: 3.000, 4.000 ou 5.000km por mês. A cobertura do carro e condutor adicional estão incluídos no plano e a cobertura para danos a terceiros é opcional. A Localiza foca bem em seu site, comparativos entre comprar um carro e adquirir uma assinatura, tanto na questão dos custos quanto da comodidade.

Existe também, em algumas locadoras, o serviço de aluguel de carros seminovos por mês, por 12 ou mais meses. Quanto maior o prazo, menor o preço. Esse serviço não chega a ser uma “assinatura” porque o veículo não é zero e o período de locação não é tão longo, mas faz sentido para quem, por exemplo, passa vários meses do ano em outro lugar e não quer deixar o carro próprio parado na garagem.

Para finalizar, especialistas recomendam avaliar todos esses benefícios, vantagens e facilidades para saber se eles fazem sentido na rotina de cada um. Além de colocar na ponta do lápis todos os gastos e benefícios. Boa sorte na escolha!

Leia mais:
Fiat 500 elétrico edição luxo é confirmado para o Brasil
Sistema de suspensão: os sinais de problemas na suspensão do carro
Peças automotivas falsas: saiba como identificá-las
Acesse nossa loja virtual