Dicas, Geral, Mercado automotivo

Carro elétrico… é realmente o carro do futuro?

Carro com motor elétrico

Veículos não poluentes, silenciosos e econômicos. Um sonho real?

Os veículos, inicialmente, eram movidos a vapor, a eletricidade ou a gasolina. Em virtude do desenvolvimento da indústria do petróleo, os veículos movidos à gasolina dominaram o mercado. Porém, os veículos movidos à energia elétrica não chegam a ser novidade. Os carros elétricos estão em evidência na mídia e são vários os motivos que explicam o interesse crescente por esses veículos.

Há várias décadas, as grandes cidades do mundo contam com soluções de condução coletiva baseadas nessa matriz energética, ou seja, os carros elétricos já são uma realidade em vários países do mundo, e até mesmo no Brasil. Ainda são poucos os exemplares em circulação, se comparado com os movido a álcool ou gasolina, mas a tendência é que esse número aumente exponencialmente nos próximos anos. Em um futuro não muito distante, veremos em nosso país essa disputa com os carros tradicionais.

Um carro silencioso, que não polui e é mais econômico do que os atuais. Mas não é! Acontece que nos últimos anos, com a escalada do movimento sustentável, montadoras ao redor do planeta passaram a investir sistematicamente no desenvolvimento de protótipos de carros elétricos. Em termos ecológicos, os novos caminhos parecem ser excelentes. Por outro lado, em termos puramente mercadológicos os resultados até então têm sido, no mínimo, incongruentes.

Carro elétrico
Carro elétrico

Apesar de tais perspectivas, é certo que a massificação do carro elétrico nos próximos anos passará pela boa vontade de representantes dos governos dos principais países do mundo (sem falar dos próprios fabricantes), o que significa dizer que, sem vontade política, o assunto pode se estender por mais tempo ainda. Nesse sentido, é preciso falar de incentivos fiscais e sociais para que a tecnologia dos carros elétricos avance.

Com o intuito da preservação do meio ambiente e da consciência ambiental por parte da comunidade mundial, o carro elétrico apresenta uma série de vantagens, dentre elas, podemos citar: maior economia de dinheiro, economia de até 80% do que se gasta hoje com álcool ou gasolina, silêncio absoluto, zero emissão de poluentes, manutenção muito mais simples e redução ou dispensa do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Mas é claro que o carro elétrico não é só vantagem. Uma das primeiras barreiras para que ele se torne acessível a toda a população é o preço. Um automóvel inteiramente elétrico ainda é muito caro. Para ter autonomia, um carro precisa de uma bateria muito eficiente e atualmente, a melhor opção é a de íons de lítio. O lítio não é um bem renovável e não existem grandes reservas do mineral, que pode ser esgotar em pouco tempo. Ou seja, para que se produzissem carros 100% elétricos em larga escala seria necessário encontrar uma alternativa a esse tipo de bateria.

Hoje, todas as grandes montadoras do mundo já possuem ou desenvolvem protótipos desse tipo de automóvel. É esperar para ver. Enquanto a indústria do petróleo tiver tanto poder de lobby quanto possível, será difícil reverter esse cenário.