Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Pneu

Calibragem dos pneus: aprenda a calibrar os pneus do seu carro em 5 passos

A calibragem dos pneus precisa ser correta e com atenção, mesmo sendo um procedimento simples. A calibragem ideal varia de acordo com cada pneu. Confira.

Calibragem dos pneus é um dos hábitos mais importantes para quem dirige. Todo mundo sabe que é essencial calibrar os pneus. Embora seja uma das tarefas mais simples de manutenção de um automóvel, não é sempre que essa tarefa é encarada com seriedade pelos motoristas, além de dúvidas que muitas pessoas possuem sobre como proceder.

A calibragem correta, além de garantir a segurança no trânsito, promove economia no consumo de combustível e aumento da vida útil dos pneus. Quer saber como é fácil e rápido manter os pneus sempre em perfeito estado? Continue a leitura!

O que é calibragem e para o que serve?

A calibragem tem como objetivo ajustar a quantidade de ar (pressão) dentro de um pneu. Cada pneu tem uma calibragem ideal determinada pela montadora do veículo a partir de testes.

Quando o pneu está descalibrado, perde a aderência ao solo. Com isso, há aumento acelerado na distância percorrida em caso de frenagens bruscas, e maior perigo de aquaplanagem em pista molhada.

A importância da calibragem dos pneus

Quem tem um carro sabe como ele é um parceiro valioso para o dia a dia. E para garantir seu pleno funcionamento, é preciso separar um tempinho para cuidar bem dele. Os pneus merecem uma atenção especial, pois eles são os pontos de contato diretos do veículo com as vias. Sendo assim, é fundamental que eles estejam em bom estado de conservação.

Ao ajustar os pneus do veículo com a calibragem adequada, você garantirá que eles desempenhem sua função de maneira eficiente. Isso sem falar que esse cuidado é o primeiro passo para trafegar com mais segurança e, de quebra, fazer com que o conjunto de pneus dure por mais tempo.

O que acontece se você não faz a calibragem corretamente? Se os pneus estiverem muito vazios, o atrito com o asfalto aumenta, fazendo com que o motor trabalhe mais para fazer o veículo se mover, principalmente em marcha lenta. Como consequência, o consumo de combustível aumenta e a vida útil dos pneus diminui. E se a calibragem ficar acima do valor recomendado, o carro dá a impressão de quicar ao passar por desníveis na pista, reduzindo o conforto no automóvel e aumentando o desgaste dos pneus.

Calibragem dos pneus em 5 passos

Existem alguns passos simples para aprender como calibrar o pneu do carro corretamente. Confira a seguir:

1 – Faça a calibragem dos pneus frios:

A pressão indicada sempre leva em consideração os pneus frios. Isso porque, quando em temperatura ambiente, as partículas de ar ficam mais estáveis. Portanto, evite oscilações na medição optando pela calibragem no início do dia, logo que sair de casa.

2 – Saiba a pressão correta para o seu carro:

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a calibragem não é a mesma para todos os carros e pneus. A calibragem de cada carro é definida pelos parâmetros de segurança que variam em relação ao peso, aerodinâmica, largura dos chassis, etc.

A melhor forma de encontrar a calibragem ideal para o pneu do carro é consultando o manual do proprietário, onde o fabricante indica a pressão correta para aquele modelo de carro e tipo de pneu. Além disso, traz informações da frequência que o pneu deve ser calibrado. Caso você não tenha acesso fácil ao manual do proprietário, é fácil fazer essa busca na internet, colocando o modelo do carro.

E normalmente, tem o selo que é colocado na parte interna da porta, próximo ao pilar de segurança, que contém essas informações para uma consulta rápida.

3 – Não esqueça do estepe!

De novo: E não se esqueça do estepe! Esse detalhe importante, muita gente deixa de lado. O estepe também precisa ser examinado e calibrado. É ele que será usado em caso de emergências, por isso, precisa estar pronto para rodar até o borracheiro de sua confiança.

Portanto, ao parar ao lado do aparelho para calibragem, calibre também o pneu do estepe! É recomendado calibrá-lo com uma ou duas libras a mais que o indicado pelo fabricante, já que ele ficará armazenado no porta-malas e pode esvaziar rapidamente por não estar sendo utilizado.

4 – Coloque a tampinha novamente!

Tenha tampas nas válvulas de todos os pneus. Muitos motoristas pensam que isso não é importante, porém, isso ajuda muito na tarefa de manter a calibragem por mais tempo. Ela também ajuda a proteger o bico de entrada de ar contra sujeiras que prejudicam a passagem do ar no momento da calibragem.

5 – Quando deve ser feita a calibragem?

O ideal é calibrar os pneus a cada 15 dias ou antes de uma viagem. Na hora de fazer o serviço, é necessário que os pneus estejam frios, tendo rodado no máximo 3 Km. A pressão deve ser sempre a indicada pelo fabricante do veículo no manual do proprietário ou, em alguns carros, fixada na porta do motorista.

Dica extra: Experimente a calibragem dos pneus com nitrogênio

Uma boa opção é calibrar os pneus com nitrogênio, um gás mais estável do que o ar comprimido, que não esquenta tanto e preserva o pneu por mais tempo. Com a pressão dentro do limite indicado pelo fabricante, o pneu sofrerá menos desgaste.

Se o motorista quiser calibrar seus pneus com nitrogênio, é necessário esvaziar o pneu completamente, pois para que ele substitua o ar, não pode haver mistura. E sua manutenção precisa ser feita em todos os pneus, incluindo o estepe. Esse tipo de calibragem é, na maioria das vezes, cobrada à parte.

Para finalizar, se você tem uma rotina corrida, uma dica é colocar um aviso periódico no celular para lembrar quando é hora de checar a pressão, passar no posto e rodar com toda a segurança.

Leia mais:
Roda: startup israelense reinventa a roda para o mundo automotivo
Bateria automotiva: nova rotina, cuidados e vendas crescentes com a Covid-19
Rolamento: O que é, qual sua função e cuidados?
Precisando de alguma peça automotiva? Acesse nossa loja virtual.