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Aprenda como ajustar corretamente os retrovisores do seu carro

Guiar com os retrovisores desregulados representa risco de acidente para quem está à frente do volante e também para os demais motoristas, motociclistas e pedestres.

 

De cara, lançamos algumas perguntas:
– Você sabe qual a função de cada um dos três espelhos retrovisores do seu veículo?
– Como evitar os pontos cegos?
– É preciso arrumá-los na hora de fazer a baliza?

Vamos lá!

O retrovisor interno é para visualizar o tráfego atrás do veículo e os externos são para enxergar o tráfego nas pistas laterais.

Nada melhor do que tudo adaptado ao seu modo de dirigir, não é mesmo? A tarefa de ajustar os espelhos vai muito além de simplesmente conseguir enxergar através dos mesmos! Realizar todas as funções adequadamente dentro do seu carro, como ajustar o assento, ajustar o volante a uma boa distância, e verificar se alcança os pedais, é de extrema importância antes de colocar a chave na ignição e dar a partida. Agora, um outro hábito, tão quão importante, e que muitas vezes não é feito corretamente, é o ajuste dos retrovisores. E nossa primeira dica é que, usar corretamente o retrovisor exige um certo cuidado, pois para cada tipo de pessoa ele deve se posicionar de uma forma diferente. Então, acompanhem o raciocínio conosco!

Ajuste os retrovisores de maneira correta e evite sustos no trânsito.
Ajuste os retrovisores de maneira correta e evite sustos no trânsito.

Entendam que os retrovisores externos e interno são alguns dos principais itens de segurança dos veículos. Eles permitem que o motorista veja o que está acontecendo à sua volta, garantindo assim a segurança do trânsito. Mas, para que os espelhos cumpram suas funções direitinho, é preciso que estejam bem ajustados. Um bom motorista, dentro e fora do carro, deve estar sempre atento, sobretudo aos erros dos outros.

Erroneamente, muitos motoristas posicionam os espelhos externos de modo a enxergar o tráfego atrás, visualizando quase toda a parte lateral do veículo. Os retrovisores externos precisam abranger o maior ângulo ao redor do veículo, portanto o ideal é ajustá-los lateralmente de forma que seja possível enxergar, na parte interna dos espelhos, apenas um “pedacinho” do veículo, assim reduzirá enormemente os pontos cegos. E o retrovisor interno deve ser ajustado para que o motorista consiga visualizar totalmente o vidro traseiro. E aqui entra um grande detalhe: não devemos utilizar o retrovisor interno para realizar as mudanças de faixas!

Segundos especialistas da área, os retrovisores laterais devem estar de forma que ao olhar para eles, o condutor consiga enxergar a parte lateral do carro em 10% de toda a imagem. Na porcentagem restante, ele deve enxergar as faixas que se localizam a cada lado do automóvel. Por isso, se os retrovisores do seu carro não se encontram nessa posição, ajuste-os. Outra dica importante para o uso destes espelhos é verificar se, ao ultrapassá-lo, o outro carro está aparecendo, logo no começo, no centro da imagem vista. Vale lembrar, que essa prática, dos aproximados 10% da visão da lataria não é obrigatório, porém, nos desculpe a repetição, ajuda MUITO a EVITAR pontos cegos.

Quanto ao retrovisor interno (ou central), para se ter uma boa perspectiva do que está se passando por trás de seu veículo, seu ajuste deve simplesmente conter um panorama de todo o vidro traseiro, ou seja, seu campo de visão deve “se encaixar” no centro do vidro traseiro, tanto na horizontal, como na vertical. Esta visibilidade acompanha exatamente os veículos que nos seguem. Atualmente, nos carros mais sofisticados, o retrovisor interno pode ser regulado para, automaticamente, inclinar evitando que o farol alto do carro que segue logo atrás cegue o motorista. Se o seu carro ganhar distância ou for ultrapassado pelo carro que estava na mesma faixa que o seu, o retrovisor volta à posição anterior.

Muitos carros também saem de fábrica com o chamado “retrovisor lateral convexo”, que amplia o campo de visão do motorista ao guiar o carro, porém apesar da vantagem, alertamos que estes tipos de retrovisores não refletem a distância real dos carros que seguem atrás. Melhor explicando, isso quer dizer, que os espelhos convexos permitem ao motorista enxergar mais longe, mas, por outro lado, geram uma falsa imagem.

E no momento da baliza, como ajustar os retrovisores? No momento de fazer baliza, você não deve “dar” aos espelhos laterais uma função que já é do central. Portanto, a posição ideal dos retrovisores externos é a de 90º com relação ao próprio carro. Dessa forma, além de continuar enxergando a área lateral do automóvel na hora de fazer baliza, sem precisar fazer ajustes nos espelhos, o motorista tem um campo de visão maior e pontos cegos menores enquanto dirige, visualizando os outros veículos mais rapidamente e por mais tempo. Quem não usa os retrovisores dessa forma pode demorar um pouco para se acostumar com a nova posição, mas é recomendado persistir em nome da segurança.

E para finalizar, apesar de todas as dicas citadas, lembramos que dependendo do carro que guiamos não conseguimos eliminar todos os pontos cegos por causa do desenho de cada carro. Por isso, alertamos que o motorista deve sempre ajustar o banco da melhor maneira possível para dirigir, guiar sempre na velocidade compatível da via, utilizando sempre os retrovisores para verificar a posição e movimentação de outros veículos, dos motociclistas e dos pedestres ao redor, além de estar sempre atento, respeitando o código de trânsito brasileiro e sinalizando em todas mudanças de faixas e conversões.

 
#AutoPeçasMolinaéSegurança 😉