Dicas, Geral, Mercado automotivo

Airbag: ítem essencial e que precisa de manutenção. Veja!

Ítem será obrigatório em veículos produzidos no Brasil a partir de 2014.

Airbag será ítem obrigatório em todos os carros produzidos no Brasil a partir de 2014. Saiba como cuidar deste importante equipamento.

Ítem será obrigatório em veículos produzidos no Brasil a partir de 2014.
Ítem será obrigatório em veículos produzidos no Brasil a partir de 2014.

É lei: a partir de 2014, todos os carros que forem produzidos no Brasil precisarão ter airbag de fábrica. Este importante ítem de segurança salvará muitas vidas em acidentes que ocorrem diariamente no país.

As montadoras farão testes de fábrica e colocarão no manual o “prazo de validade” dos airbags. Para quem tem carro com o equipamento atualmente, é importante ler as instruções no manual do veículo e identificar o tempo de utilidade.

Sempre que o motorista adquirir um carro usado com airbag, é importante fazer uma revisão e verificar se o equipamento está em boa ordem. Alguns problemas podem fazer com que o acionamento seja interrompido na hora de um acidente.

Em alguns modelos, uma pequena luz pode acender no painel e indicar algum problema com o equipamento. É importante notar e fazer essa verificação.

Em casos de carros batidos, não pode, de hipótese alguma, reaproveitar o airbag. Caso o equipamento não tenha sido acionado, é preciso trocar todo o equipamento por um novo. Reaproveitar pode ser um grande risco.

O valor da manutenção é alto, mas é completamente necessário. Fique atento e evite problemas.