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ABC do carro – Parte 1

 

Uma coisa é certa: somos apaixonados por carros! Porém, no mundo automotivo alguns componentes são bastante complicados para um leigo. Mas para quem gosta mesmo de automóvel, o maior sonho a se realizar é entender tudo sobre o funcionamento do seu automóvel.

Então, buscamos a tradução da funcionalidade das principais peças e sistemas de um veículo. Essas informações serão bem interessantes e úteis. Dividiremos em cinco capítulos.

 
Veja a seguir os primeiros tópicos:

 

– Aerofólio: peça com função aerodinâmica instalada na carroceria. Tem a finalidade de ajudar a manter o veículo pressionado contra o solo quando em movimento. Na maioria dos carros de série, que rodam dentro dos limites de velocidade estabelecidos por lei, tem utilidade mais decorativa que efetiva. Nos carros de competição é que seu desempenho se revela fundamental, principalmente nos carros monopostos de rodas descobertas. Sem utilizar os aerofólios, eles simplesmente decolariam ao atingir grandes velocidades;

– Airbag: é considerado um acessório. É uma bolsa de ar que infla em caso de colisão para proteger motorista e passageiro. O mais comum é o frontal, e atualmente existem carros com airbags laterais. Pode ser considerado um auxiliar do cinto de segurança. No Brasil, os carros estão equipados com o modelo europeu, que é detonado em batidas a partir de 24 km/h (com velocidade de explosão de 150 km/h), ou com o americano, que detona em colisões a partir dos 15 km/h com velocidade de explosão de 320 km/h. Em ambos os casos, o estrondo atinge aproximadamente 140 decibéis, o que equivale ao barulho produzido por uma turbina de avião. A bolsa é inflada quando um sensor de desaceleração ativa um recipiente que contém várias pastilhas propelentes. Elas recebem uma descarga elétrica que provoca a liberação de um gás, responsável por encher a bolsa. Todo esse processo não leva mais que 15 milissegundos (1 milissegundo equivale a 1 milésimo de segundo);

– Alternador: o alternador é um gerador de corrente alternada que é transformada em corrente contínua por componentes eletrônicos. É acionado por uma correia ligada ao motor. A própria bateria é recarregada graças ao funcionamento do alternador, com isso ela fornece a energia que alimenta faróis, lanternas, ar condicionado, vidros elétricos, rádio e outros acessórios elétricos nos veículos;

– Amortecedor: equipamento que integra o sistema de suspensão do automóvel. Instalado junto com as molas em cada uma das rodas, compensa o balanço, absorve as oscilações da carroceria e é responsável por manter as rodas do carro sempre em contato com o chão diante das diferentes superfícies e irregularidades que podem surgir no solo, como lombadas e buracos;

– Ar condicionado: é o aparelho que muda a temperatura e a umidade de um ambiente dentro de limites prefixados. Na realidade, o ar condicionado não é propriamente um gerador de frio, e sim um transformador do ar ambiente para frio com a ajuda de um gás refrigerante que o alimenta. Possui um filtro para eliminar impurezas vindas do ar externo. Item de conforto praticamente indispensável em regiões tropicais. Recomenda-se uma revisão anual para verificar o filtro, pois pode ocorrer o acúmulo de fungos, por exemplo, e o nível do gás. Outra dica é ligá-lo também no inverno para que seus componentes não fiquem ressecados. Nos carros 1.0 que tem ar condicionado instalado de fábrica, sistemas desativam momentaneamente o aparelho, canalizando toda a potência possível para o motor em ultrapassagens, por questão de segurança. E muita atenção: todo ar condicionado retira de 7,5 a 15 cavalos de potência do motor;

A bateria fornece a energia inicial para o funcionamento do veículo.
A bateria fornece a energia inicial para o funcionamento do veículo.

– Barra estabilizadora: limita a inclinação lateral do carro nas curvas, também conhecida como rolling. Se não existisse essa barra, ficaria apenas para as molas e os amortecedores o trabalho de evitar que a carroceria se inclinasse demais. Mesmo assim, a suspensão teria que ser bastante dura para impedir uma capotagem. Com o auxílio dessa barra, a suspensão pode ser mais macia e, em conseqüência, fornecer maior conforto sem comprometer a estabilidade do veículo nas curvas;

– Bateria: é a fonte de energia elétrica do carro. É um acumulador de eletricidade. Aciona o motor de arranque (que dá partida ao motor) e é responsável por manter todo o sistema elétrico do veículo em funcionamento. Praticamente um dos “corações” do carro!

– Bobina: uma peça que compõe o sistema elétrico. Gera uma corrente de alta tensão a partir da menor corrente de energia contínua da bateria para o distribuidor (quando ele existe), que se encarrega de fornecer a faísca necessária para iniciar a combustão da mistura ar/combustível no interior do motor.

 

Muito bom obter o conhecimento sobre o funcionamento das partes dos carros! Leia e fique por dentro dos próximos tópicos nos artigos a seguir! 😉