Aplicativos, Dicas, Geral, Mercado automotivo

Carros serão manobrados por comando no celular

Aplicativo para estacionar seu carro

Através de um aplicativo em seu smartphone ou qualquer objeto conectado, após o motorista ativá-lo, o carro procura sozinho a primeira vaga disponível para estacionar.

 

Mais aplicativos a serviço do motorista
Mais aplicativos a serviço do motorista

Não gosta de manobrar o carro? Tudo bem… Aquela manobra chata para parar o carro em uma vaga apertada ou localizar uma vaga nos estacionamentos deixou de ser problema. Estamos com sorte, pois cientistas garantem que no futuro os automóveis serão aptos a estacionar sozinhos! Simples assim, como se um fantasma estivesse no volante, o carro se movimenta suavemente, localiza uma vaga e começa a dar marcha à ré. No meio da manobra, o carro parece hesitar por um instante, volta a avançar um pouco e se posiciona melhor. Show!

Esse sistema denominado “motorista automático” funciona “como um cérebro”, um protótipo apresentado no Salão Internacional de Eletrônica de Consumo (CES), celebrado em Las Vegas, funciona etapa por etapa, com certa liberdade de decisão, e se adapta a todas as circunstâncias.

A ideia é realmente bastante simples. Fora do carro o motorista ativa um aplicativo em seu smartphone ou qualquer objeto conectado e o carro procura sozinho a primeira vaga disponível para estacionar. No momento desejado, reativa este aplicativo e o automóvel voltará a aguardá-lo na saída do estacionamento.

Para funcionar, o sistema não precisa de nenhum equipamento específico no estacionamento. Baseia-se apenas em captores de ultrassom que já são usados em automóveis, como os radares para ré, por exemplo. Só falta agregar alguns mais na parte da frente e dos lados e acrescentar, se for o caso, câmeras para reconhecer locais habilitados para portadores de necessidades especiais ou entradas de garagem.

O setor automobilístico experimenta muito sobre o conceito do carro autônomo. Já existem protótipos que se movem sem motorista, mas a maioria dos esforços se orienta ao desenvolvimento de tecnologias que melhorem pontualmente os automóveis que se comercializam atualmente, com aplicativos como reguladores de velocidade, detectores de fadiga ou a diminuição automática da intensidade dos faróis quando cruzam com outro veículo. Porém, este equipamento vai além de um conforto: melhora a segurança ao reduzir os riscos de colisão e mantém a mobilidade de pessoas que não a teriam de outra forma. As manobras de estacionamento são, segundo nosso conhecimento, as mais demandadas, porque para muitas pessoas, é mais difícil de fazer.

Entenda: mais de três milhões de veículos já foram comercializados com um sistema de estacionamento semiautomático, que permite, por exemplo, ao automóvel estacionar sozinho, mas ainda obriga o motorista a permanecer frente no volante. O motorista totalmente automático apresentado em Las Vegas é a próxima etapa. O prazo para a nossa realidade? Isto dependerá de seus usos, como por exemplo, será mais facilmente adaptável para uma companhia de aluguel de carros, cujos estacionamentos estão bastante padronizados. Aguardemos!

Mesmo assim, um futuro já bem próximo e incrível não?