Auto Peças Molina, Dicas, Geral

5 dicas para cuidar do seu carro na quarentena do coronavírus

5 dicas para cuidar do seu carro na quarentena do coronavírus

Certamente, seu carro está parado na garagem. Saiba 5 dicas que podem evitar problemas com o seu veículo nesta época de quarentena.

Carro parado na garagem. Ficar em casa. Tempos difíceis para as pessoas e para os automóveis. A quarentena do coronavírus deixou as pessoas isoladas em suas próprias casas e consequentemente os carros parados na garagem. Por um lado, temos um alívio nos gastos com combustível, por outro existe a preocupação de deixar o carro parado por dias ou até semanas durante a quarentena.

Sempre ao seu lado, a Auto Peças Molina, reuniu 5 dicas importantes e necessárias para você cuidar do seu carro parado durante a quarentena. Confira.

5 dicas de como cuidar do seu carro parado durante a quarentena

1 – Ligue o carro semanalmente, por alguns minutos: a maioria das marcas recomendam ligar o carro por 10 minutos uma vez por semana, ou fazer isso por 20 minutos a cada quinzena. Esse método, porém, só funciona em garagens abertas e bem ventiladas, uma raridade em metrópoles onde a maioria das pessoas mora em prédios com estacionamentos fechados. Se este é o seu caso, fica o alerta! Muito cuidado, devido os gases tóxicos liberados pelo escapamento.

2 – Movimente o veículo: especialistas falam sobre a importância da movimentação do carro durante a quarentena. Sempre que possível, dê partida no seu veículo. O ideal é que movimente por pelo menos 5 à 6 minutos, engatando a marcha para frente e para trás.

3 – Bateria exige cuidados: é o componente que mais sofre sem utilização frequente. Desconectar a bateria é uma medida que pode ser feita, mas não é essencial. Por este motivo o carro deve ser ligado semanalmente, assim, o alternador recarrega a bateria e a mantém em perfeito estado.

4 – Os pneus também precisam de atenção: faça a calibração com a pressão máxima recomendada pelo fabricante. Esse é um cuidado importante que deve ser tomado com o carro parado durante a quarentena. Desta forma, evita-se a deformação do pneu, um dano conhecido como “pneu quadrado”.

Uma dica importante: no posto de combustível, peça para que algum funcionário faça isso, para que você não tenha que tocar no equipamento. O objetivo dessa medida é proteger os próprios funcionários de qualquer contaminação, visto que eles precisam manusear o calibrador todos os dias.

5 – Ar-condicionado precisa de utilização frequente: a recomendação é deixar o ar ligado na temperatura mais fria, o que vai garantir a lubrificação do motor. Depois, coloque o sistema na temperatura quente, com o compressor desligado. Isso evita o mau cheiro e a condensação nas tubulações, garantindo também que o sistema não forme fungos.

Ainda não sabemos quando essa fase vai passar, porém quando tudo voltar ao normal e chegar a hora de rodar com sua máquina de volta às ruas, não há mistério: basta tomar os mesmos cuidados já recomendados para quando se roda enquanto o motor está frio, evitando acelerações intensas e altas rotações até que o trem de força tenha atingido a temperatura ideal de funcionamento.

Bora cuidar dos nossos carros, mas, principalmente, de nós mesmos e de quem nós gostamos. Fiquem em casa e contem conosco!

Leia mais:
Indústria de carros na China volta a produzir
Coronavírus: notícias, os cuidados, prevenção e atitudes que vão além do novo vírus Covid-19
Detran: departamento de trânsito tolera CNH vencida e amplia serviços online devido coronavírus
Acesse nossa loja virtual