Dicas, Geral, Mercado automotivo

Fenabrave: vendas de automóveis cresce em outubro

Vendas de automóveis

As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários apresentou crescimento de 6,08% em outubro, segundo dados apurados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave.

No mês foram emplacadas 459.897, contra as 433.551 em setembro. A alta na comparação mensal também se deve ao fato de que outubro teve 1 dia útil a mais do que setembro, lembra o presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti. Na comparação anual as vendas apresentaram retração de 4,41%. O mesmo ocorreu com o acumulado do ano (janeiro a outubro de 2013 versus mesmo período de 2012) em que os emplacamentos caíram 2,87% no País.

A variação é positiva e no resultado consolidado no setor de autoveículos, ou seja, automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, o crescimento foi de 6,56%, com 330.196 unidades emplacadas em outubro. No acumulado houve uma ligeira queda, de 0,65% e, no comparativo entre outubro deste ano com o mesmo mês do ano passado, a retração foi de 3,35%.

Para Meneghetti, o setor permanece estável. “Vale ressaltar que em setembro do ano passado ainda estava em vigência o desconto integral do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI)”, lembra. Desde janeiro deste ano, o desconto no imposto começou a ser reduzido, e a previsão do governo é de que o IPI volte a ser cobrado integralmente nos carros a partir de janeiro.

A Fenabrave espera que, com a proximidade do fim do desconto no IPI, as vendas cresçam no fim do ano. “A perspectiva de retomada do IPI nos indica que haverá aquecimento nas vendas de automóveis e comerciais leves nos dois últimos meses deste ano, equilibrando o resultado final de 2013”, diz Meneghetti.