Dicas, Geral, Mercado automotivo

25 milhões de carros em São Paulo. Mais caos no trânsito!

Congestionamento em São Paulo

Trânsito é o maior problema de São Paulo. DETRAN registra marca em Julho.

 

Facilidades com financiamentos justificam famílias com mais de um carro na garagem
Facilidades com financiamentos justificam famílias com mais de um carro na garagem

A cidade de São Paulo não faz o bastante para amenizar o caos no trânsito. São Paulo sofre cada vez mais com o crescimento das frotas e o aumento dos congestionamentos. É preciso agir antes que a cidade entre em colapso! De Volks em Volks, de Fiat em Fiat, de moto em moto, São Paulo deve travar!

O DETRAN – Departamento Nacional de Trânsito – registrou até julho de 2013 a marca de 25 milhões de veículos entre carros de passeio, motos e comerciais leves. Para se ter uma ideia da grandiosidade da frota existente no Estado, na capital, concentra um total de 7.491.989 veículos, sendo que desses, 5.395.088 correspondem a automóveis. Em 2012, a marca era de 24 milhões, quando o Estado teve 100 mil veículos registrados. São Paulo possui cerca de 42 milhões de habitantes e, se dividir esse número pela quantidade de veículos licenciados, um a cada 1,68 morador teria o carro como seu meio de transporte. A quantidade da frota de veículos paulistanos é superior ao total da população da Austrália, que possui 22 milhões de habitantes, somados com toda a frota existente nos Estados das regiões Sul e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal.

Segundo o DETRAN, esse crescimento faz com que o mercado de automóveis ande a passos largos. Com a facilidade para financiamentos justificam famílias com mais de um carro na garagem. Comprar carro é fácil, difícil vai ser encontrar espaço pra ele!

O caos da mobilidade urbana está presente diariamente no noticiário. O cenário desse caos está completo: congestionamentos, acidentes e mortes. Ônibus, metrôs e trens sempre lotados. O enredo parece não ter fim: motoristas impacientes nos intermináveis engarrafamentos, passageiros no ponto a espera de um ônibus que nunca passa e usuários dos trens andando sobre os trilhos após mais uma pane.

Nunca é demais repetir a urgência de uma mudança nos padrões de mobilidade. É preciso inovar, criar e implantar ações que atraiam o usuário do automóvel para outras formas de deslocamento. Só ações efetivas podem convencer as pessoas a não usarem o carro. E isso só será possível através da provisão de um serviço de transporte coletivo público, eficiente, confortável e seguro, o que, infelizmente, parece estar bem longe do cenário que se desenha para o futuro da mobilidade urbana em São Paulo e no Brasil.

Para quem não pode evitar o automóvel, nem os horários de pico, deve preparar-se para enfrentar, da melhor maneira possível, os congestionamentos. O trânsito estressa muito mais quem não se prepara para enfrentá-lo. É fundamental que o motorista se conscientize de que sozinho não pode mudar a realidade. Paciência e tolerância são as palavras-chave.