Dicas, Geral, Leis, Mercado automotivo

Terminou o contrato da Controlar.

Inspeção Veicular Ambiental
Acabou a inspeção veicular na cidade de Sâo Paulo, temporariamente.
Acabou a inspeção veicular na cidade de Sâo Paulo, temporariamente.

Contrato com a Controlar terminou hoje. Veja como fica a inspeção veicular em São Paulo.

O último dia da inspeção veicular foi tranquilo nos postos pela cidade. A Prefeitura de São Paulo afirma que a inspeção veicular ambiental está suspensa a partir deste sábado, dia 1° de fevereiro, temporariamente. Hoje, sexta-feira (31), terminou o prazo legal para que a empresa Controlar continuasse realizando o serviço. Agora, novas prestadoras devem ser contratadas em licitação.

Mais de três milhões de veículos realizaram a inspeção veicular 2013 até quinta-feira (30), segundo a Controlar. Desses, quase 70 mil foram reprovados e 13,4 mil não passaram pela vistoria obrigatória. O DETRAN/SP informa que veículos reprovados ou que não passaram pela inspeção poderão ser licenciados este ano.

Quem não fez a inspeção em 2013 vai poder licenciar o carro a partir desta segunda-feira, 3 de fevereiro. Mas, quando o serviço for retomado na capital, o proprietário de veículo com mais de três anos deve levá-lo, em um prazo a ser definido, para a avaliação ambiental. Na vistoria, técnicos verificam se os níveis de emissão de poluentes (como monóxido de carbono e hidrocarbonetos) e de ruído estão de acordo com os limites considerados aceitáveis.

Até a volta da inspeção, as multas continuarão a ser aplicadas, ou seja, até esta sexta-feira continuam válidas. Mas durante o período da suspensão temporária, que começa em 1° de fevereiro, não serão aplicadas novas multas por falta de inspeção ambiental. A Prefeitura de São Paulo diz que, a partir do momento em que o serviço for restabelecido, os veículos que não estiverem regulares terão um prazo determinado para se adequar.

O DETRAN também alerta que os motoristas que pagaram o licenciamento de 2014 em janeiro, mas que estavam com a vistoria ambiental de 2013 atrasada, receberam um alerta pelo correio. Essas pessoas agora devem aguardar, pois o documento do veículo será emitido e enviado à residência do condutor em fevereiro.

Muitas motoristas precisarão ir ao DETRAN pessoalmente, pois quem pagou o licenciamento em dezembro de 2013 – quando o agendamento da inspeção estava disponível – e não conseguiu fazer a inspeção em janeiro deverão comparecer em qualquer unidade do DETRAN/SP e apresentar o comprovante de pagamento para receber o documento.

O que muda na inspeção é que as novas regras já aprovadas em lei determinam que veículos com até três anos não passarão pela inspeção. Depois, até o oitavo licenciamento (nono ano), os carros deverão ser vistoriados a cada dois anos. A partir de dez anos, deverão passar por uma avaliação anual. Apenas os veículos reprovados deverão pagar a taxa, que atualmente é de R$ 47,44.

Para os veículos aprovados na “nova inspeção” a Prefeitura diz que não irá cobrar mais a taxa. Agora devemos aguardar a contratação da nova empresa que fará o serviço na capital, que está em fase de consulta pública e de acordo com a Prefeitura será publicado nos próximos dias.